Santo Antônio do Pinhal encanta

Encravada no coração da Serra, a 170 km de São Paulo, cidade que exala de romantismo e sossego recebe cada vez mais casais em lua de mel, comemorando bodas no coração da Mantiqueira

TURISMO - DA REDAÇÃO

Data 09/02/2020
Horário 05:00
Fotos: Wagner Ribeiro - Casal admira a vista do Pico Agudo, na Serra da Mantiqueira
Fotos: Wagner Ribeiro - Casal admira a vista do Pico Agudo, na Serra da Mantiqueira

Atualmente, o turismo romântico é um dos principais objetivos dos visitantes e para várias ocasiões: casamento, lua de mel, comemorar bodas ou só para namorar nas montanhas mesmo, e uma boa opção para esse tipo de viagem é Santo Antônio do Pinhal, no coração da Serra da Mantiqueira.

Logo na rua principal do centro do município, os casais podem conhecer a fonte de Santo Antônio, o padroeiro da cidade, e aproveitar a água potável fresquinha que desce direto das montanhas. Próximo à fonte, os visitantes podem conhecer a produção local de artesanato, com peças de crochê, patchwork, delicadas bonecas de pano, e até mimos produzidos com pinhão, que é o fruto das Araucárias: o símbolo da cidade. A bela igreja da matriz também vale a visita.

Outra possibilidade é percorrer algumas trilhas, a cavalo ou a pé, para curtir as cachoeiras, sendo que a mais famosa é a Cachoeira do Lajeado. Outra opção interessante é visitar a antiga estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade. Lá é possível degustar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, também dá para ir ao Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, cuja vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé é um show a parte.

Para os amantes de arte, importante saber que a tranquilidade de Santo Antônio do Pinhal atraiu diversos artistas de renome internacional que estabeleceram na cidade um “caminho das artes”. É possível ver e comprar obras de pinturas, madeira, cerâmica, papel machê. Além disso, anualmente, a cidade recebe a Flima (Festa Literária Internacional da Serra da Mantiqueira). 

Sem dúvida, o Pico Agudo é um passeio obrigatório para os visitantes. Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, é impossível não se deslumbrar com a beleza da vista em 360°, de onde dá para contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também do Vale do Paraíba. Também é possível assistir diversos praticantes de asa delta e parapente realizando voos. Os casais aventureiros podem experimentar a sensação de ganhar os céus: diversas agências agendam voos, com todo equipamento e instrutores.

Entre as diversas opções de bistrôs e restaurantes charmosos, uma dica é conhecer o Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da Pousada Quanto Estações de Pinhal. Com o conceito de slow food, o chef do Seu Beneditú trabalha com ingredientes fornecidos por pequenos produtores locais. O objetivo de oferecer aos visitantes, de fato, uma experiência gastronômica a partir dos sabores típicos de Santo Antônio do Pinhal. Com um clima intimista, o Bistrô Seu Beneditú é ideal para jantares à luz de velas.

Em termos de hospedagem, a dica é a Pousada Quatro Estações de Pinhal, uma das melhores e mais charmosas da região. Especializada em romantismo, a pousada oferecer diversas categorias de chalés com hidromassagem e teto solar retrátil para tomar um relaxante banho, enquanto observa o céu azul ou a noite estrelada das montanhas. Os hóspedes podem escolher pacotes com várias opções de decoração romântica para Lua de Mel, além de organizar casamentos, noivados, comemorar bodas... tudo em meio à natureza, mas sem perder o requinte e o conforto.   

No que diz respeito à infraestrutura, a Pousada Quatro Estações de Pinhal possui bistrô, 10 chalés com estacionamento coberto, Wi-Fi, lareira, frigobar, telefone, DVD, TV a cabo com mais de 100 canais, cama Queen Size. No que se refere ao lazer, a Pousada Quatro Estações de Pinhal oferece uma jacuzzi aquecida e uma piscina, salão de jogos, uma deliciosa sala de estar, além de uma área externa aconchegante para quem quiser passar algumas horas entretido com boas leituras.

Para mais informações e reservas acesse www.pousada4estacoesdepinhal.com.br ou ligue (12) 3666-2260.

Foto: Wagner Ribeiro Estação de trem Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal

Publicidade

Veja também