Santo Expedito atrai devotos de todo Brasil à região

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 11/08/2020
Horário 05:02
Danilo Lima: Iluminação da cidade é remodelada na área central Danilo Lima: Iluminação da cidade é remodelada na área central Imagem: Danilo Lima: Iluminação da cidade é remodelada na área central

O Turismo Religioso no Brasil tem aumentado consideravelmente e isso se percebe a cada ano. Segundo o Comtur de Santo Expedito, no município também não poderia ter sido diferente. Segundo consta, houve um aumento muito bom no final do ano passado e início desse ano, mas, infelizmente, a pandemia acabou mudando esse quadro.

Missas

O Padre Umberto, pároco do Santuário de Santo Expedito, afirma que durante a semana o movimento foi normal, mas no domingo foi muito bom e registrado neste final de semana uma maior presença de devotos de outros municípios. Ele salientou que todos estão entendendo a necessidade de se tomar precauções como a de se evitar aglomerações e obedecer a distância entre as pessoas.

Higienização

Os responsáveis pela igreja da mesma forma, estão higienizando os bancos e demais peças de acesso aos devotos. Salienta o padre Umberto que são pessoas esclarecidas e que tudo fazem para colaborar com esse trabalho de se evitar contágio da Covid-19. Ele assegura que muitos participantes da missa orientam também aos presentes para os devidos cuidados que se devem tomar nesses momentos.

Lojinha (I)

Os devotos de Santo Expedito, ou mesmo demais fiéis podem encontrar todos os tipos de lembranças e recordações do santuário, na Lojinha ao lado da igreja. Todos os produtos comuns são colocados a disposição dos interessados, mas mesmo em tempo de pandemia, os cuidados estão sendo tomados para se evitar aglomerações.

Lojinha (II)

Pelo rigor adotado pelo comércio, o movimento da lojinha foi bom, mesmo considerando a pandemia. Muitos turistas que chegam na cidade, sempre adquirem suas lembranças e aproveitam da oportunidade para fazer suas orações de agradecimentos a Santo Expedito. Dentro da igreja, são orientados a tomar todas as medidas necessárias para se evitar o contágio.

Curiosidade sobre o santo

Possível origem - Estudiosos da religião acreditam que Santo Expedito foi um soldado romano nascido na Armênia, na cidade de Melitene, que comandou a 12ª Legião Romana. Essa é a versão que é mais divulgada.

Estrutura (I)

Em tempo de pandemia, as autoridades e o pessoal envolvido no turismo de Santo Expedito, estão trabalhando no sentido de ampliar os serviços e estruturas para melhor acolher os turistas, para quando essa situação chegar ao fim. Estão aproveitando todos os momentos para estudar situações e apontar melhores soluções para os turistas. Mesmo nessa situação, eles estão sempre presentes na cidade, buscando um espaço para suas orações e levar preces de agradecimentos por graças alcançadas.

Estrutura (II)

A prefeitura do município de Santo Expedito, preocupada com o melhor para os turistas que visitam a cidade, está executando obras que realmente sejam de interesses para o bem-estar de cada visitante. Como se sabe, mesmo em pandemia, é comum alguns fiéis chegarem a cidade para se abrigar na igreja a fim de fazer suas orações e preces de agradecimentos. Para melhorar apresentações da cidade, a iluminação está sendo remodelada, com equipamentos mais modernos e mais potentes.

Remodelação

Esse tempo também é importante para que sejam definidos projetos para abrigar o comércio popular, com suas barracas, oferecendo assim maiores condições de conforto tanto para o vendedor, quanto para o comprador. Isso até a inauguração do novo prédio do Santuário de Santo Expedito, pois quando isso acontecer novos planos deverão ser adotados para se oferecer o melhor aos turistas.

 

 

Veja também