Santo Expedito: homem é preso por tráfico e posse ilegal de munição

Polícia Civil com apoio da Militar deflagrou a operação “Padawan” resultando na apreensão de 5 munições calibre .32; 7 de calibre .22, 4 porções de maconha, balança de precisão e 3 celulares

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/10/2021
Horário 10:24
Foto: Polícia Civil de Santo Expedito
Itens apreendidos durante ação da polícia nas residências
Itens apreendidos durante ação da polícia nas residências

Mandados de busca e apreensão domiciliares expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Presidente Prudente (SP) foram deferidos, sendo deflagrada nesta sexta-feira (28) pela Polícia Civil de Santo Expedito (SP), com apoio da Polícia Militar, a operação denominada “Padawan”, que investiga o tráfico de drogas no município. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem pelo crime investigado e posse ilegal de munição.
De acordo com o delegado João Paulo Tardin, que atua em Santo Expedito e Álvares Machado, e está à frente das investigações, as denúncias anônimas indicavam a comercialização de drogas por dois indivíduos em suas residências sendo uma delas nas proximidades de duas escolas, uma delas fundamental. Abrangendo, inclusive a comercialização durante todo o dia, consequentemente também durante o funcionamento da unidade de ensino, mesmo com a questão da pandemia a movimentação nessa casa era intensa. 
Os policiais então foram até os imóveis dos denunciados, onde localizaram e apreenderam cinco munições calibre .32; sete munições calibre .22, quatro porções de maconha, balança de precisão, três aparelhos celulares e certa quantia em cédulas.
Segundo o delegado, o nome da operação Padawan, faz referência a aprendiz, o que está vinculado diretamente aos dois alvos. “Um deles, o que foi preso com as drogas e munições já tem um vasto histórico criminal. Ele já foi preso duas vezes por tráfico de drogas, têm outras passagens de crimes variados. Então ele seria a parte de ‘experiência’ dessa atuação criminosa, e ao lado dele nós começamos a monitorar o segundo alvo, esse sim residente próximo às escolas. Então Padawan seria a inicialização desse segundo alvo nesse mundo criminoso da comercialização de drogas”, explica o delegado acrescentando ainda que o termo também não deixa de ter referência às crianças, adolescentes que estudam nessas escolas gerando mais periculosidade, mais gravidade da conduta.

 

Enfrentamento ao tráfico
Relacionado ao trabalho de enfrentamento, de combate ao tráfico de drogas é uma linha institucional da Polícia Civil como um todo, e que bate constantemente nas unidades por onde ele trabalha porque se entende que o tráfico é o crime mestre. “Ao lado dele gravitam outros tantos crimes, principalmente patrimoniais. E sem perder de vista também a questão de saúde pública. A gente sabe que a questão de usuários de drogas crônicos acarreta inúmeros problemas tanto para o núcleo familiar quanto para o poder público como um todo. Cidade que tem muito tráfico de drogas a tendência da criminalidade é aumentar e de ter problemas de saúde pública ainda maior com sobrecarga no Creas que atua em apoio à parte psicológica das famílias, sobrecarrega o Conselho Tutelar, o poder judiciário, o Ministério Público como um todo, e a Polícia Civil. Então a gente tenta sempre dar uma resposta adequada nesses casos de tráfico e neste em específico de Santo Expedito a atuação da polícia foi ainda mais incisiva e rápida porque envolvia a proximidade com a escola, principalmente a de ensino fundamental. Com a volta as aulas, passa a expor a mais risco as crianças e adolescentes a entrarem nesse mundo. Por isso a atuação da polícia foi voltada com urgência.

 

Saúde publica
Embora não tenha sido encontrada droga na casa do rapaz que reside próximo à escola, o delegado diz que o celular dele foi apreendido exatamente para pericia-lo para fins de responsabilização eventual no prosseguimento das investigações. Quanto ao preso, este permaneceu à disposição da Justiça e será submetido à audiência de custódia junto ao Juízo de Presidente Prudente. 
Conforme o delegado é mais uma passagem pra ele. E espera que dessa vez fique preso por um bom tempo. E a atuação da polícia prossegue. 
Ele destaca que a atuação da polícia frente ao tráfico é muito difícil. “Ainda mais hoje que a gente tem um sistema penal e criminal, digamos que muito mais preocupado com os direitos do criminoso, com barreiras cada vez mais severas contra a atuação policial”, comenta.
Com isso ele salienta que vão se moldando, focando sempre na inteligência policial pra que consigam dar uma resposta adequada. Basicamente esta é a atuação deles sempre preconizando o trabalho policial e fomentado a justiça penal, mas sem perder de vista os reflexos imediatos, a saúde pública e de maneira geral beneficiando toda a comunidade. 
“Se a gente enfraquece o tráfico local, melhoramos as condições de vida  dos moradores. Isso não é só retórica, utopia a gente sente isso muito em cidades do interior, principalmente as pequenas como Santo Expedito”, destaca o delegado João Paulo Tardin.
 

Publicidade

Veja também