Santo Expedito: único MIT de turismo religioso da região

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 07/12/2021
Horário 04:29
Foto: Cedida
Professora Berta Nascimento
Professora Berta Nascimento

O município de Santo Expedito, embora pequeno, é Município de Interesse Turístico e, na região de Presidente Prudente, é o único no segmento turismo religioso. Esta posição também o coloca como uns dos poucos com tradição, do Estado de São Paulo, pois Santo Expedito trata-se de uma figura santificada pela Igreja Católica e também muito venerada, pois, segundo consta, é um santo das causas urgentes e também impossíveis. Estes termos muitos não admitem, pois se ele é rogado para ser intercessor junto a Deus, para o Pai, nada é impossível.

ESTUDOS
Santo Expedito tem sido objeto de estudo e também de muita veneração, por estar ganhando uma popularidade muito grande. Os exemplos são mostrados quando a cidade recebe, todos os dias, romeiros que, passando pela cidade, a procuram para uma oração, ou mesmo agradecimento por uma graça alcançada.

BERTA NASCIMENTO
A professora Berta Nascimento é natural de Presidente Prudente, bacharel em Turismo pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e concluiu seu mestrado em geografia em 2021 com seu trabalho, que teve como título: “Geografia, turismo e religião. Gestão pública do espaço no município de interesse turístico de Santo Expedito - SP”, Sob a orientação da profª. Drª. Rosângela Custódio Cortez Thomaz. 

O QUE FAZ
Atualmente é coordenadora do curso superior de tecnologia em Eventos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente, onde também atua como docente desde 2015. A formação como bacharel em Turismo e pesquisas relacionadas a políticas públicas de turismo no Brasil e no Estado de São Paulo despertou o interesse para as possibilidades associativas entre governança, prática turística e desenvolvimento local/regional.

MIT
No ano de 2015 houve uma importante reformulação em uma das principais leis que estabelece critérios para o reconhecimento de um destino como turístico no Estado de São Paulo, a Lei 1261/2015. Esta reformulação proporcionou uma expansão no quadro de municípios contemplados como destinos turísticos no Estado, principalmente no interior, nos quais Santo Expedito passou a ser reconhecido como MIT (Município de Interesse Turístico).

INTERESSE POR SANTO EXPEDITO
Diante desta nova realidade, surge a necessidade de realizar estudos, pesquisas e análises que apresentem a aplicação, benefícios e possibilidade de desenvolvimento local proposto pelo turismo e, desta forma, em 2018, a professora Berta Nascimento iniciou pesquisas que se transformariam em dissertação de mestrado. A presença de um importante número de municípios contemplados na região de Presidente Prudente e a movimentação decorrente do turismo religioso em Santo Expedito despertou o interesse em realizar um levantamento sobre a aplicação dos recursos obtidos como Município de Interesse Turístico por parte da gestão pública municipal.

TURISMO RELIGIOSO
As considerações e levantamentos realizados pela dissertação de mestrado, finalizada no ano de 2021, destacam a importância de investimentos para o desenvolvimento e manutenção de locais turísticos e como a política pública específica pode se tornar uma importante ferramenta nesse processo de identidade de um município turístico. Diante do cenário do turismo mundial, as políticas públicas precisam assumir um papel que, além de nortear as ações de fomento da atividade, possam estabelecer segurança e manutenção dos processos durante todo o período, inclusive os que não possuem fluxo de visitação. Por esta razão é sempre uma colaboradora para o crescimento do turismo religioso de Santo Expedito.

INTENÇÃO DAS MISSAS
Procurando reunir forças espirituais para o crescimento e propagação do turismo religioso em Santo Expedito, o padre Umberto, a pedido, no início de todas as Missas dos Romeiro aos domingos, com início às 10h, coloca como intenção daquele santo ofício uma intenção para todos os voluntários e pelo fortalecimento da Coluna Turismo Religioso, publicada todas as terças-feiras no jornal O Imparcial de Presidente Prudente, na sua versão impressa e em sua versão digital.

FÉ EM TROVAS
Este santo protetor
Para mim sempre bendito
Causas urgentes, impossíveis,
Glorioso Santo Expedito.
(José Costa)

Publicidade

Veja também