Santuário de Santo Expedito mantém proximidade com fiéis e devotos

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 31/08/2021
Horário 03:55
Foto: Cedida
Fiéis esperam retorno das missas festivas e presenciais
Fiéis esperam retorno das missas festivas e presenciais

Durante a pandemia as atividades religiosas do Santuário de Santo Expedito passaram por situações difíceis. No período de suspensão das atividades presenciais, enquanto se esperava um retorno à normalidade, vários caminhos foram procurados para que as ações religiosas não sofressem interrupções.

Trasmissões
O Santuário de Santo Expedito aprimorou as transmissões das Santas Missas pelo Facebook e no YouTube, constituindo-se assim uma forma de aproximação com os fiéis, mesmo que online. Segundo devotos e romeiros de várias partes, as missas eram acompanhadas com a maior naturalidade, sentindo o calor humano e a proteção das coberturas dos templos.

Presencial
Assim, com a melhora nos números da pandemia de Covid-19 no Estado de São Paulo, o Santuário de Santo Expedito retomou as missas presenciais dos devotos e romeiros, nunca deixando de lado as medidas sanitárias necessárias. É certo que, durante a pandemia, o confinamento reduziu a capacidade de ver, mas fortaleceu a capacidade de escutar. Acima de tudo, não esgotou o desejo dos devotos e romeiros de conhecer, compreender e descrever o mundo que nos rodeia.

Oração virtual
Quando da ausência de fiéis na igreja, padre Umberto fortaleceu ainda mais sua presença virtual junto a seus paroquianos, romeiros e seguidores nas redes sociais, com a implementação de mensagem diária “Bom dia Deus” e a Novena das Graças de Santo Expedito, onde os católicos puderam e podem fazer suas preces.

Projeto
Um novo projeto viabilizado pelo padre Umberto, patrocinado por alguns beneméritos, é a Novena das Graças de Santo Expedito, todos os sábados, das 6h às 6h30h, na TV Band.

Agradecimento
Muitos fiéis se emocionaram durante a Missa do Romeiro, que ocorre todos os domingos às 10h, pois, têm a oportunidade de voltar a participar do Sacrifício do Cordeiro, como é o caso da família de Edimar Abrantes e sua esposa Sabrina Abrantes, que vieram para agradecer pelo sucesso da cirurgia feita em sua bebê Lavínia Aparecida Abrantes Dias e, também, Maria Inês Cavasso Martinez e Maria Marcato Cavasso, pelas graças alcançadas.

O retorno
Muito foram os romeiros de toda a região e de outras partes do Estado que estão retornando ao Santuário de Santo Expedito. Chegam aos poucos, obedecendo os protocolos determinados pelas autoridades municipais de saúde e, segundo o padre Umberto, reitor do santuário, existe uma esperança muito grande de todos os romeiros, para que tudo volte ao normal e que a cidade possa receber o mesmo número de fiéis em suas celebrações e eventos festivos, quando nas grandes festas, segundo as autoridades, o município já recebeu cerca de 60 mil visitantes.

Oração
Alguns leitores da coluna solicitaram algumas orações específicas a Santo Expedito.

Oração em uma crise financeira
Aqui está uma oração por sua emergência de dinheiro. A forma tradicional de fazer uma petição ao Santo Expedito é pegar uma vela branca e uma verde; gravar seu nome neles longitudinalmente. Acenda as velas e continue acendendo as velas e orando a ele até receber sua resposta. Tenha fé e não duvide de seu poder ou disposição para ajudá-lo.

Ore a Santo Expedito
Eu invoco o poder e a presença de Santo Expedito em meu tempo de dificuldades financeiras. Eu ofereço meu corpo, coração, mente e alma sobre o seu altar de luz. Tenho fé, confiança e plena certeza de que você será minha força neste momento de necessidade. Venha rapidamente em meu auxílio. Traga para mim ____ (expresse claramente o que você quer e peça a ele para encontrar uma maneira de fazer isso para você). Minha necessidade financeira é urgente. Seja minha luz e guia nesta situação, para que eu possa viver em paz, amor, prosperidade e abundância e no Louvor de Deus. Amém. (Agora prometa dar a Santo Expedito uma oferta específica se o seu desejo for atendido).

Fé em trovas
Eu peço a Santo Expedito
Mas de todo coração
Que ele ouça e leve a Deus
Esta minha oração.
(José Costa)

Publicidade

Veja também