Santuário de Santo Expedito: ponto de referência no turismo religioso do país

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 09/03/2021
Horário 04:26
Foto: Cedida/Diocese
Dom Benedito Gonçalves dos Santos
Dom Benedito Gonçalves dos Santos

A coluna Turismo Religioso excepcionalmente abre espaço para o bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Qual a importância de Santo Expedito ter sido reconhecido como Município de Interesse Turístico no segmento religioso?
Para que um local para que seja reconhecido de interesse turístico no segmento religioso é necessário que tenha eventos religiosos que atraiam significativo números de turistas, há uma determinada devoção. O município de Santo Expedito atualmente já tem grande interesse turístico, uma vez que todos os meses, geralmente dia 16, grande multidão de fiéis ali se dirige, para participar da Missa de Ação de Graças deste glorioso santo. Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que o município de Santo Expedito já é renome turístico religioso aqui na região, isto sem falar da potencialidade ainda maior, que em um futuro muito breve será uma realidade, com a construção e acabamento do belíssimo santuário ali em edificação, demonstrando assim a força e devoção dos fiéis devotos em Santo Expedito, o santo das causas urgentes. Como bispo diocesano, louvo e agradeço a Deus por essa grande obra que marca a nossa Diocese e região.

Como o senhor analisa os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela equipe do padre Umberto frente às obras do santuário?
O padre Umberto assumiu a Paróquia de Santo Expedito em maio de 2009. Uma vez pároco, constituiu uma excelente equipe de trabalho que, bem articulada e com grande visão pastoral e administrativa, deu-se um salto quantitativo e qualitativo em todos os trabalhos pastorais, principalmente frente às obras do santuário. Neste ano de 2021, comemora-se 12 anos de criação da paróquia e presença do padre Umberto frente aos trabalhos pastorais. Foram anos de rico e fecundo trabalho pastoral e administrativo, por isso, podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que padre Umberto fez e faz um excelente trabalho frente à obra do santuário, prova disso é o belíssimo e grandioso ali edificado, prestes a ser inaugurado. Que Deus continue a iluminar ao padre Umberto e a toda sua equipe que, com tanto zelo e carinho, se dedicam à construção da obra, e derrame copiosas bênçãos e graças sobre os devotos que mensalmente contribuem para a construção desse santuário.

Qual a previsão que o senhor faz do futuro de Santo Expedito após o fim da pandemia, em relação à visitação ao santuário?
Minha previsão é de esperança, júbilo e gratidão. Sabemos que a pandemia diminuiu muito a peregrinação no cenário mundial. Com o Santuário de Santo Expedito não foi diferente. Como está previsto, em breve teremos a vacina contra esse grande mal, a Covid-19, o que faz nosso coração se encher de alegria e esperança, pois vencido ainda que parcialmente esse grande mal, a peregrinação ao santuário voltará a ser expressiva, e ali receberemos comitivas de fiéis devotos de Santo Expedito em âmbitos regional, estadual e nacional.

Como o senhor avalia a grande fé dos devotos de Santo Expedito?
Os devotos de Santo Expedito têm mostrado grande devoção e carinho por esse santo das causas urgentes. Ora, se a cada dia constava-se maior número de pessoas que ali se dirigem suplicando a Cristo, por intercessão de Santo Expedito, bênçãos e graças, isto é algo que nos faz louvar a Deus, pois o discípulo de Cristo Jesus ao longo de sua caminhada deve ter um coração missionário, e em todo agir, a exemplo de Santo Expedito, manifestar a glória celeste. Assim, suplico a Deus, por intercessão de Santo Expedito, que cada devoto/peregrino que ali se dirige tenha um coração de autêntico discípulo missionário de Cristo Jesus.

Após as conclusões das obras do santuário, Santo Expedito poderá ser equiparado a alguns outros pontos de turismo religioso de São Paulo ou do país?
Sabemos que em São Paulo e no Brasil existem diversos pontos turísticos religiosos, que atraem anualmente grande número de devotos e fiéis. Santo Expedito tem grande potencialidade. Com a conclusão das obras do Santuário de Santo Expedito, com certeza o número de peregrinos e devotos será cada vez maior. Assim, num futuro breve, podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que o Santuário de Santo Expedito será um ponto de referência no turismo religioso de São Paulo e do Brasil.

Como serão as atuações da Diocese, nos trabalhos do santuário, quanto tudo voltar ao normal?
A atual pandemia tem oscilado muito, dificultando fazermos previsões. Assim, exorto que cada pessoa, devota ou não de Santo Expedito, ciente de que a vida é dom e compromisso divino, lute contra todo o mal e contribua para a erradicação desta pandemia, evitando aglomerações, uso da máscara e do álcool em gel para que assim a vida volte à normalidade. Todos, a exemplo de Santo Expedito, temos que ser soldados a lutar contra esse grande mal, a pandemia do coronavírus.

Qual a mensagem que o senhor deixaria para todos os romeiros, devotos e fiéis de Santo Expedito, frente à majestosa obra do santuário?
Primeiramente apresento uma mensagem de gratidão e carinho pelos fiéis devotos, que tem demonstrado grande fé, contribuído regularmente para edificação deste majestoso santuário. Assim, como bispo diocesano de Presidente Prudente, suplico a Deus por intercessão de Santo Expedito, copiosas bênçãos e graças sobre todos. Como família cristã, tudo façamos para viver unidos a Cristo; Nele procuremos criar raízes profundas, para que alimentados pela palavra divina e pela eucaristia, tenhamos um coração fraterno sempre aberto ao diálogo, para superarmos todas as diferenças e divisões, e sermos verdadeiros promotores da paz. Como família cristã, e devotos de Santo Expedito, unidos trabalhemos para combater todo o mal, principalmente pela erradicação da pandemia do coronavírus, para que assim a vida plena esteja presente entre nós, e em todo agir pastoral, a exemplo de Santo Expedito, manifestemos o rosto de Cristo Glorioso ao mundo.

Publicidade

Veja também