São mais de 11 mil pessoas diretamente atendidas pelo Anjos

Balanço feito pela Proext sobre o programa da Unoeste contabiliza números expressivos em 24 ações pontuais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/07/2022
Horário 19:30
Foto: Arquivo/Marketing Unoeste
Projeto Anjos Refeições: mais de 4 mil pessoas atendidas
Projeto Anjos Refeições: mais de 4 mil pessoas atendidas

No fechamento do 1º semestre deste ano, a Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária)  fez o balanço do Anjos da Unoeste , desde o seu lançamento em abril de 2019.  Houve a constatação de números expressivos. Nas 24 ações pontuais – em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá – foram diretamente alcançadas 11.459 pessoas. A atuação de alunos como voluntários contabilizou 847 participações, além do envolvimento direto de 164 professores e funcionários. Em termos de beneficiados os números se multiplicaram com o alcance coletivo, como foram com as cestas básicas.

Foram realizadas ações de grande impacto. Uma delas, o Projeto Refeições Anjos que, em no momento extremamente crítico da pandemia do novo coronavírus, produziu e doou 4.048 refeições. Durante oito semanas, no período de 11 de julho a 30 de agosto de 2020, foram consumidas quase 3 toneladas de alimentos. Ação em conjunto com a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), uma das parceiras do programa que tem mais de mil alunos cadastrados como voluntários e que também envolve 13 Atléticas de diferentes cursos da Unoeste.

Depoimento do presidente da Feapp, Leandro Pires, é de que a quantidade de cada refeição tornou possível alimentar mais de uma pessoa; além da qualidade dos alimentos e da preparação com o padrão do curso de Gastronomia.  As refeições foram destinadas para cinco entidades que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social: Centro Social Santa Rita de Cássia, Lar Santa Filomena, Casofa (Casa da Sopa Francisco de Assis), Associação Bezerra de Menezes e Associação Irmã Benigna, todas de Presidente Prudente.

 

Atividades em Guarujá e Jaú

Em março de 2020, o Programa Anjos da Unoeste ajudou Guarujá em momento de calamidade causada pelas fortes chuvas, com deslizamentos em morros habitados por comunidades resultando em 34 mortes e mais de 1,2 mil pessoas atingidas. Alunos do curso de Medicina atuaram como voluntários na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia, onde foi montado um dos pontos de acolhimento de desabrigados. Em Jáu, destaque para o Setembro Amarelo de 2019 com duas ações e 13 atividades, com palestras de saúde mental e prevenção ao suicídio.

Dentre as mais recentes ações em Prudente, estão a arrecadação de 2 toneladas de alimentos não perecíveis por ingressantes de cursos da Business School Unoeste (BSU) e arrecadação de 128 toalhas pelo Projeto “Educação em Saúde, Tecnologia, Literatura e Artes: Sinergias para a Inclusão Social”, entregue ao Lar São Rafael que abriga 98 idosos.  Iniciativa que envolveu cursos de informática, da saúde e de ciências humanas. Os alimentos da BSU foram destinados para oito entidades assistenciais de Álvares Machado, Presidente Prudente e Regente Feijó.

 

Direitos Humanos 

Foram vários cursos com diferentes atuações durante estes três anos do Programa Anjos da Unoeste, com o curso de Psicologia e o SUAPp (Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico) presentes em grande parte. Em todas as ações humanitárias teve a inserção das diretrizes do NEDHU (Núcleo de Educação em Direitos Humanos) da Unoeste. Estiveram incluídas nas ações as oficinas de capacitação para o trabalho voluntário e para a empatia e construção de vínculo; e projetos em hospitais, tais como o Leia no Leito, no Hospital Regional; e Mutirão de Saúde, no Hospital de Esperança.

Ainda em Prudente, a participação junto à Prefeitura no 12º Mutirão de Lixo Eletrônico de 2019 com a arrecadação de 50 toneladas; e ainda no mesmo ano prestação de serviços na 7ª Caminhada Regional Unimed de Bem com a Vida que arrecadou 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis, destinados ao Fundo Social de Solidariedade para suas ações de atendimento às famílias carentes; e capacitação, imersão e atuação no 1º Simpósio Sistema Órion de Tecnologias Sociais, realizado pelo 18º Batalhão da Polícia Militar com sede em Prudente e parceria com a Unoeste. 

 

Com mais intensidade 

O balanço foi produzido pela equipe da Proext, junto à coordenadora gerais de ações extensivas professora Cidinha Martines, sendo que o pró-reitor de extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que também é pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, enalteceu a idealização e colocação em prática do Programa Anjos da Unoeste pelo Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, na época diretor das faculdades de medicina da Unoste, em Prudente, Jaú e Guarujá. O Dr. Adilson comentou que o programa se manteve ativo mesmo durante o isolamento social por causa da pandemia do coronavírus.

Período em que as ações ocorreram dentro das possibilidades do momento e seguindo os protocolos de biossegurança. Na medida em que as atividades gerais foram sendo retomadas, o Anjos foi seguindo a mesma dinâmica e a expectativa é de que as ações ocorram com mais intensidade daqui para a frente. No momento, em Prudente, o programa da Unoeste apoia e contribui com a festa gastronômica e cultural Vila Julina que a Feapp e Prefeitura realizam na praça do Centenário, no Parque do Povo, de 1º a 10 de julho, e que somente nos três primeiros dias recebeu mais de 20 mil pessoas. 

 

Arquivo/Marketing Unoeste

Dr. Gabriel Carapeba: idealizador do Programa Anjos da Unoeste

 

 

Publicidade

Veja também