Saúde e segurança do trabalhador são tratadas em palestras da Sipat

Para ele, a participação da companhia é motivo de orgulho, pois é “importante refletir sobre as questões de segurança para que, cada vez mais, atitudes de prevenção sejam interiorizadas pelos trabalhadores", explana.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 26/08/2014
Horário 08:24
 

Trabalhadores estiveram presentes no primeiro dia da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) Unificada, ação realizada por meio de parceria entre três empresas de Presidente Prudente: O Imparcial, Grupo Caiado e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Com o tema "Água e segurança, de mãos dadas pela vida", o evento foi aberto com uma cerimônia na manhã de ontem, no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Jornal O Imparcial Abertura da Sipat Unificada foi realizada ontem de manhã

O advogado da superintendência regional da Sabesp, Sandro Marcos Godoy, abordou a "Função Social e Ética da Empresa nos Meios de Produção". "Hoje, a Constituição Federal tem uma visão moderna de participação da empresa na sociedade, ou seja, a empresa e os meios de produção não podem ser vistos de forma isolada e privatista. A Constituição, nos artigos 170 e 225, exige que haja destinação social da empresa, que mantém o dever de ser gerida à luz de uma função social. Por isso hoje, a empresa realiza os seus meios de produção, mantendo uma visão socioambiental, por exemplo. Assim estará não só exercendo sua atividade, bem como prestando um serviço em prol da comunidade", enfatiza Godoy.

Já o gerente dos departamentos administrativo e financeiro da superintendência regional da Sabesp, Fábio Ribeiro Nunes, garante que a estatal "possui seu DNA na questão da segurança e saúde ocupacional". Para ele, a participação da companhia é motivo de orgulho, pois é "importante refletir sobre as questões de segurança para que, cada vez mais, atitudes de prevenção sejam interiorizadas pelos trabalhadores", explana.

A diretora do Grupo Caiado, Miriam Jorge Caiado, argumenta que o evento reforça todo o trabalho realizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). "É importante reforçar o trabalho que é muito bem executado pela Cipa, pois a Sipat Unificada promove o debate sobre diversos temas que envolvem a segurança do trabalhador e permite que troquem experiências entre os colaboradores das empresas participantes", pontua.

A presidente da Cipa de O Imparcial, Vânia Nilva Ferreira, acrescenta que, além da integração, a Sipat chama a atenção sobre temas bastante importantes para prevenção da saúde do trabalhador, além da qualidade de vida. "Entre estas ações está a conscientização sobre o uso dos EPIs , itens obrigatórios e importantes na prevenção de acidentes de trabalho", enfatiza.

Este ano, a iniciativa ganhou parceria das Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo para o recolhimento de lixo eletrônico. Os organizadores alertam que estão restritos ao recebimento apenas de lâmpadas, computadores e impressoras.

 

SAIBA MAIS


Temas abordados na Sipat


26/08 – 8h – Prevenção de Acidentes de Trânsito – bombeiro Marcos Rogério Dalpério Spacini

27/08 – 8h – Drogas: Sentido da Vida – médico José Hamilton do Amaral

28/08 – 8h – Meio Ambiente, Saneamento e Educação Ambiental Frente a Sustentabilidade – biólogo John Emilio Tatton

29/08 – 13h30 – Ergonomia e Qualidade de Vida para o Trabalho: Soma Ergonomia – Alexandre Trindade
Publicidade

Veja também