Saúde em pauta

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 15/07/2023
Horário 06:00
Foto: Cedida | Claudinei Dinello
Autoridades de Pirapozinho buscam resolutividade para a demora na transferência de pacientes via sistema de regulação de vagas do governo do Estado
Autoridades de Pirapozinho buscam resolutividade para a demora na transferência de pacientes via sistema de regulação de vagas do governo do Estado

Não é de hoje que autoridades regionais buscam junto ao governo do Estado um posicionamento e resolutividade frente à liberação de vaga para o sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
Esta semana, novamente uma comitiva composta pelo prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani e os vereadores, Claudinei Dinello (Podemos), Dulcemara Lucio (Pros) e Cida Alves (Cidadania) estiveram na capital para protocolar um ofício ao secretário de Saúde, Eleuses Paiva.
A comitiva foi recebida pela assessoria técnica da secretaria, que ouviu mais uma vez a manifestação sobre a demora para transferência de pacientes pelo sistema de regulação de vagas.
Segundo o vereador Claudinei Dinello, “há o comprometimento da assessoria de estudar o caso e buscar informações sobre a saúde de Pirapozinho e resolver esta situação. Não somos contra o sistema, mas a forma como está atuando prejudica a população de toda a região”, disse.

Ataque de cães
O delegado de Polícia de Pirapozinho, Rafael Galvão, fez um alerta à população sobre o aumento no registro de ocorrência de ataque de cães a outros animais de pequeno porte e até a pessoas na cidade de Pirapozinho.
“Uma série de casos, só hoje [quinta], foram três registros de danos provocados por animais e que seus tutores romantizam seus cães e não promovem a devida guarda nas suas casas”, ressaltou durante alerta nas redes sociais.

Tutores são responsáveis
Nestes casos, segundo o delegado ainda, os tutores são responsabilizados e podem até serem indiciados por contravenção penal e no caso de lesão. “O tutor pode sim ser responsabilizado por negligência, ou seja, não assegurou que o cachorro estivesse preso e fora de locais que possam oferecer danos a outros animais e até pessoas”, disse Galvão.

Risco à saúde
Mesmo se o ferimento não for grave, se a pessoa for agredida por um cão deve buscar um serviço de saúde com urgência e pode haver a necessidade de tomar a vacina contra a raiva.
Fica o alerta para os tutores de cães da cidade.

Caça ao escorpião
O Decen (Departamento de Controle de Endemias) reiniciou as ações de busca ativa noturna de escorpiões, no intuito de reduzir avistamentos e casos de acidentes escorpiônicos em Pirapozinho.
As ações já foram realizadas nos bairros: Vale dos Lagos, Residencial Valência e proximidades do Estádio Municipal Mário da Costa Cruz.
Segundo O Decen, a ação será realizada em todos os bairros, iniciando nos pontos mais críticos da cidade.

Divulgação | AI

Equipe do Decen durante ações noturnas para captura de escorpiões

Tampinhas do bem
O projeto “Tampinhas do Bem” promoveu ações de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente através da redução da quantidade de plástico descartado indevidamente, estimulando desta forma a conscientização ambiental e a economia.
Desenvolvido numa parceria da Administração Municipal, através da Divisão Municipal de Educação, com o Sicredi e com a participação do Rotary Clube Local e Interact, no período de 27/04 a 30/06, foram arrecadados 808 kg de tampinhas, revertido o valor de R$ 405, que serão destinados para aquisição de óculos para crianças da rede municipal de ensino.

Divulgação | AI

Gerente da Agência Sicredi de Pirapozinho, Lucila Paiano Pilege, participou da entrega a empresa Pirapó Metais dos 808 kg de tampinhas, no valor de R$ 405, que foram destinados para aquisição de óculos para as crianças da rede municipal

Publicidade

Veja também