Saúde inicia distribuição de cartilhas para gestantes, em PP

Primeira entrega ocorreu ontem, na UBS do Jardim Santana; mais 8 unidades serão contempladas com o exemplar no decorrer do ano, informa prefeitura

PRUDENTE - Stephanie Fonseca

Data 16/04/2014
Horário 07:23
 

 

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou esta semana a distribuição oficial de 2 mil cartilhas voltadas para gestantes atendidas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Presidente Prudente. A primeira entrega foi realizada na unidade do Jardim Santana, na manhã de ontem, durante o curso para gestantes. Mais oito unidades serão contempladas com o exemplar no decorrer do ano. De acordo com Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, secretário de Saúde, o material foi inteiramente elaborado pelas equipes da pasta e proporcionará às gestantes um maior entendimento sobre o período gestacional, além de cuidados especiais com os recém-nascidos. Hoje, a entrega será na UBS do Conjunto Habitacional Brasil Novo.

Jornal O Imparcial Silva: "Informações das equipes transmitem tranquilidade"

Conforme o titular da pasta, a cartilha foi elaborada para orientar as mães em vários segmentos durante todo o período de gestação, como alimentação saudável; vestimenta adequada; exercícios físicos; cuidados com os dentes, pois neste período há mais chances de cáries, por exemplo; controle de vacinação; exames; pré-natal; entre outras. O secretário ainda ressalta que "o mais importante é o curso, pois a gestante escuta as orientações e têm outras noções como os primeiros-socorros". Os exemplares serão distribuídos durante os cursos realizados nas unidades do Jardim Santana, Parque Cedral, Parque São Judas, Conjunto Habitacional Cohab, Conjunto Habitacional Brasil Novo, Vila Real, Jardim Guanabara, Jardim São Pedro e Jardim Belo Horizonte.

A criação deste material é visto com bons olhos por Ana Claudia Braga, gerente da UBS do Jardim Santana. "A secretaria visualizou a importância de ajudar a informar e orientar as gestantes", afirma. Acrescenta que o método poderá auxiliar posteriormente ao curso. "Às vezes, com a orientação falada, num momento mais agitado, a mãe não lembra. Com a cartilha, ela tem a possibilidade de consultar e tirar as dúvidas", comenta.

 

Auxílio


As gestantes são unânimes em dizer que "cada gestação é diferente da outra e proporciona dúvidas". A dona de casa Hellen Cristina da Silva Santos, 26, espera seu quarto filho e afirma que sempre "dá medo". "O curso e o material são bons, pois falam de tudo. Sendo assim, acalma a gente", diz. Com esta orientação pela primeira vez, a dona de casa Antonete Mendonça da Silva, 36, aguarda o quarto filho e alega que as informações das equipes "transmitem tranquilidade". A autônoma Claudiana dos Santos Pedro, 37, também recebe a orientação pela primeira vez e conta que, mesmo sendo a segunda gestação, o período traz muitas dúvidas sobre como cuidar de si e do bebê.

 

Cartilha


Segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o desenvolvimento do material teve a duração de oito meses. Para a elaboração foram vários encontros, que contaram com o empenho dos profissionais de saúde. A cartilha da gestante tem conteúdo educativo nas seguintes especialidades: odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, medicina, nutrição e psicologia, além informações úteis para acompanhamento das consultas exames e orientações em geral.
Publicidade

Veja também