Saúde não pode ser relegada para segundo plano

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 08/10/2023
Horário 05:12

O Brasil tem sido uma referência mundial em termos de seu calendário de vacinação e na conscientização da população sobre a importância das vacinas. No entanto, infelizmente, muitos pais têm sido negligentes com a saúde de seus filhos, relegando a atualização da caderneta para segundo plano. São inúmeras as campanhas de imunização realizadas pelo poder público no decorrer do ano, e já virou praxe a prorrogação das ações, devido à falta de adesão da população. Isso não pode acontecer!

Todos sabemos as tristes consequências para as crianças que não recebem as doses em seu tempo correto de vida. Um exemplo que jamais pode ser esquecido é o da poliomielite, que salvou tantas pessoas da paralisia infantil. Infelizmente, os órgãos competentes têm mostrado estatísticas estarrecedoras, de uma população crescente de pequenos cujos pais não os levaram para serem imunizados. Que falta de amor e responsabilidade!

Ontem, em diversos municípios regionais houve o “Dia D” da vacinação. Uma data destinada a colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Os postos de saúde abriram suas portas, em pleno sábado, para facilitar a vida dos pais, que não podem arranjar desculpas, deixando para depois a saúde dos pequenos. 

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde pública. Ao manter as vacinas em dia, não só as crianças, mas toda a população se beneficia, criando uma barreira de imunidade que impede a disseminação de doenças contagiosas. É também fundamental que o acesso às vacinas seja facilitado, e é excelente que muitas doses sejam disponibilizadas gratuitamente, garantindo que a vacinação seja acessível a todos, independentemente de sua situação financeira.

Manter a saúde em dia por meio da vacinação não só protege os indivíduos, mas também contribui para a prevenção de surtos epidêmicos e para a promoção do bem-estar coletivo. Portanto, é crucial continuar promovendo a conscientização sobre a importância da vacinação e incentivando as pessoas a manterem suas carteiras de vacinação atualizadas. Essa é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde e contribuir para uma sociedade mais saudável e protegida.

Publicidade

Veja também