SAUDOSISMO Ex-alunos resgatam história do "IE Fernando Costa"

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 29/09/2017
Horário 14:23

Bom dia

Sintonize sua vibração não há tempo para viver em vão.

 

Hoje

Tem início nesta sexta-feira a 8ª edição do Salão do Livro, que vai até 8 de outubro e aguarda aproximadamente 100 mil pessoas no IBC Centro de Eventos. É a maior festa literária do oeste paulista, um dos principais eventos do gênero no interior paulista.

 

Editoras

Aproximadamente, 500 editoras, de todos os segmentos literários, estarão representadas na 8ª edição do Salão do Livro. Elas estarão distribuídas em cinco grandes estandes e destinadas a todos os gostos e bolsos.

 

Programe-se

A 8ª edição do Salão do Livro está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 14h às 22h.

 

Coração

Hoje é o dia Mundial do Coração e pensando nisso o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” em parceria com a Socesp (Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo), promovem no dia 30 de setembro um treinamento de Reanimação Cardio Pulmonar.

O evento tem o propósito de orientar e capacitar a população para que todos saibam realizar o atendimento inicial em uma parada cardiovascular e consequentemente e prevenir um número maior de mortes. O treinamento será das 8h às 12h e das 14h às 18h no anfiteatro do Hospital Regional. A ação é gratuita e aberta a toda população.

 

Pré-lançamento

​O grupo Matsuda recepciona os corretores de imóveis de Presidente Prudente para apresentar o projeto e comercialização do seu novo lançamento imobiliário, o Residencial Portinari II. Será a partir das 8h30, no Aruá Hotel.

 

Fitness

A estação mais quente do ano está chegando e a equipe da Academia Art Mulher (só para mulheres) dá um empurrãozinho para quem deseja aproveitar a estação em melhor forma! Sempre antenadas as novidades do mercado fitness, a equipe da personal Cinara Barros está preparando um treinamento seca gordura em 6 semanas. É o Combine Training (mistura de treino hiit com funcional) uma novidade que está fazendo sucesso nas academias em São Paulo e que estará disponível às participantes do Projeto Biquini. O treino promete definição muscular ao mesmo tempo em que derrete a gordura e melhora o condicionamento. E para completar, a participantes do Projeto Biquini terão o acompanhamento da Nutricionista Esportiva Luciany Mazzuchelli, que preparou um cardápio balanceado para seis semanas. Ao final do projeto duas alunas serão premiadas (aquela que conseguir a maior redução de gordura e também aquela que apresentar o maior ganho de massa magra). Cada uma terá direito a três meses de academia grátis.

 

SAUDOSISMO

Ex-alunos resgatam história do “IE Fernando Costa”

Imagine um grupo de alunos da escola fundamental se reencontrar 46 anos depois com duas antigas professoras, hoje, octogenárias, e elas se lembrarem de cada um não só pelos nomes, mas também pelo temperamento e qualidade dos boletins?

Isso é privilégio de poucas gerações. Vi isso acontecer, no último sábado, no emocionante reencontro da primeira turma do “Ginásio Pluricurricular”, classe de ensino profissionalizante que funcionou no IE Fernando Costa de Presidente Prudente, entre 1968 e 1971.

O encontro reuniu “colegas de ginásio” hoje espalhados por todo Brasil, no Fernando Costa, onde descerraram uma placa comemorativa e plantaram três árvores, acompanhados de duas ex-professoras, Maria do Carmo, 86 anos, e Antonia Marini, 83 anos.

Os ex-alunos reviveram os momentos felizes que passaram na escola, percorrendo os corredores e até jogaram uma partida de basquete na quadra que era ponto encontro nos velhos tempos.

 

Depoimentos

 

Lizeth Zanata, contador, morador em Curitiba: “O reencontro me transportou à

à adolescência, onde a única responsabilidade era estudar.”

Paulo Roberto Marini, auditor fiscal do Trabalho, Campo Grande/MS: “Foi um sentimento de volta às origens, reconhecimento e gratidão pelos ensinos recebidos, um reencontro emocionante com as pessoas que fizeram parte dessa época e que continuam em nossa história de vida”

Renê Mendes Tahan Junior, funcionário público em Presidente Prudente: “Reencontrar os colegas de Ginásio foi inesquecível. Rever as professoras Maria do Carmo e Antonia Marini, imensurável”

Luciana Pinheiro Arraes: “Foi o reencontro do nosso referencial, pedaço da nossa história”

Elcio Mário Faria, cirurgião dentista em Presidente Prudente: “Fez relembrar os anos dourados”

Elisabeth Yuriko Otani Seki, cirurgiã dentista: “Meu coração acelerou quando cheguei na porta da escola onde estudei o grupo, ginásio e colegial e vi meus amigos reunidos com as professoras Antônia e Maria do Carmo, e a atual diretora e professora Patrícia. O I.E. foi a base do meu projeto de vida”

Enio Marcio Maia Guerra, médico em Sorocaba: “Uma emoção que poderia fazer mal aos nossos corações da terceira idade, ao contrário, os rejuvenesce e abre lugar para os melhores sentimentos fraternos que só a verdadeira amizade pode propiciar. É um encontro de provectos adolescentes que mantém um laço de amor inquebrantável de meio século e que, ao menos em nossas mentes, não se encerrará nem mesmo quando não estivermos mais neste mundo”

Carlos Augusto Simoneti Becegato, administrador em Prudente: “Um feliz reencontro de velhos amigos”

Ari Bento Vicentini, coronel do Exército, em Joinvilhe/SC: “Mais do que o privilégio de rever os amigos, alguns afastados há 46 anos, significou a possibilidade de prestar um pleito de gratidão ao IE Fernando Costa e a todos nossos professores”

Denise Fernandes, engenheira química em Cruzeiro: “Abrimos nosso banco de memórias positivas e renovamos nossas energias... Elas nos impulsionarão por mais um período”

Renato Fernandes, empresário em São Paulo: “Como é possível um professor lembrar, após tantos anos, não só o nome de seus alunos, mas também do temperamento e qualidade dos boletins. Pois foi exatamente isto que aconteceu ao sermos cumprimentados por nossos nomes por Dona Maria do Carmo e Dona Antonia, nossa orientadora na época”

Renato Itsuo Yoshimoto, engenheiro eletrônico em São Paulo: “E o sentimento é de gratidão, por participar do Pluri, por ter tido oportunidade de aprender com fantásticos professores, e fazer parte de um grupo de alunos-amigos inseparáveis”.

Rosana Buchalla Tieghi, engenheira civil em Botucatu: “Alegria e emoção indescritíveis em rever os queridos amigos e o nosso saudoso IE, voltando ao passado com lembranças maravilhosas de tudo que vivemos! Só tenho a agradecer!!!

Heine Sotero: “Meu agradecimento ao IE, maravilhosa escola que se preocupa em resgatar a história nos abrindo as portas para uma visita especial, aos queridos amigos que tornaram possível o encontro, aos que transpuseram obstáculos de distância, tempo e outras dificuldades para estarem juntos!”

 

Participantes

Rosana Buchala (Botucatu), Heine Isabel Sotero (Campinas), Ana Cristina Oliveira Lima (Prudente), Denise Fernandes (Cruzeiro), Ari Bento Vicentini (Joinville), Chang Tien Kiang (São Paulo), Osvaldo Branco Filho (Prudente), Luciana Arraes (Prudente), Osvaldo de GAlles Junior (Prudente), Marcos Gratão Ferrari (Prudente) , Renato Yoshimoto (SP), Carlos Augusto Becegato (Prudente), Lizeth Zanatta (Curitiba), Elizabeth Yuriko Otani Seki (São Paulo), Rogério Franco Coelho (Prudente), Celso Sawaya Neves (Prudente), Rene Mendes Tahan Junior (Prudente), Maurilio Fernandes Junior (Prudente), Enio Márcio Maia Guerra (Sorocaba), Luiz Henrique Pereira de Almeida (Prudente), Élcio Mario Faria (Prudente), Renato Terra Fernandes (SP), Paulo Roberto Marini (Campo Grande), Celso Luiz Ribeiro (Porto Velho), João Dertorossian (São Paulo), Angelo Maltempe (Prudente), Marcia Bortoli Brigato (Prudente) e Silvio Roberto Camarini (Prudente).

 

RAPIDINHAS

Imagine um táxi-helicóptero sem motorista. Pode parar de imaginar. Ele já existe e já fez seu primeiro voo em Dubai. É um drone, do tamanho de um carro.

Campanha Natal Sem Fome 2017 será lançada hoje às 14h, no Centro Cultural Matarazzo.

Banda Andropausa vai tocar na noite italiana do Lions Clube Cinquentenário, dia 21 de outubro, 20h, na Rua Domingos de Moraes, 520.

O Beblue, startup lançada em Prudente, por Daniel Gava e Daniel Abud, já é considerado o melhor aplicativo de caschback do mundo.

A Natura, que agora tem duas lojas físicas em Presidente Prudente é considerada uma das 10 empresas mais inovadoras do mundo.

Ponto final: Parou de ventar? Comece a remar.

Publicidade

Veja também