Se eu pudesse dar um conselho...

Sindico Sincero - Luciano Carreira

COLUNA - Sindico Sincero

Data 14/03/2021
Horário 04:33

Não tenho toda a experiência que eu gostaria, nem almejo que a tenha, antes dos desígnios emanados de Deus, mas se eu pudesse dar conselhos aos que estão engajando na profissão de síndico, com certeza seriam na ordem:
01.    AMOR. Ame o que se propôs a fazer. O que separa amor e ódio, como sabemos, é uma tênue linha, sutil e frágil, capaz de se romper e fundir feito água e açúcar. Por isso, o amor à governança deve reinar e ser irrestrito, até mesmo nas saias-justas que a profissão lhe fará o favor de colocar dia e noite, pois lidar com o ego de pessoas é algo bem complicado, e envolve inclusive o seu! 
02.    HUMILDADE. O síndico é um morador ou contratado lotado pelo poder de ser responsabilizado por tudo de errado que possa acontecer, e ser apontado por não ter feito nada além do que o seu dever no momento que as coisas deram certo. Ciente disso, faça humildemente a sua parte, siga seus princípios e saiba escutar os condôminos. Em seu cantinho, agradeça ao Pai pela ciência no momento oportuno.
03.    PACIÊNCIA. Nem me atrevo a falar muito sobre esse tema. A paciência, como em todos os relacionamentos, é o limiar entre o acaso e a certeza. E podemos falar que, nesse panorama, agir na busca da certeza sempre será viável, do que correr o risco das decisões tomadas ao acaso. Nada melhor que uma decisão tomada após um banho, cama e noite de sono.
04.    DIGNIDADE. Existem vários meios de se enveredar nos caminhos das comissões por indicação de serviços. Partindo de uma simples “indicação” até a chamada “bola”, todos os caminhos acabarão lhe conduzindo ao fracasso. Seja sempre prudente e emanado de lisura. Almeje sempre por parcerias de fidelidade e não compromissos financeiros, nunca perca o controle de sua gestão, nem se deixe nas mãos de ninguém, pois um homem atracado aos desfavores por suborno, perde sua vida e sua ética. Do pó viestes, ao pó voltarás... Por fim, seja desprovido de vaidades. Trate a todos como iguais, pois o que lhe diferencia será sempre o conhecimento. Fale com as pessoas! Nesse mundo, o que nos une é a capacidade de nos relacionarmos com pessoas totalmente diferentes de nós, o que nos capacita como líderes e gestores. 
#sindicosincero – um pouco de verdade sempre vai bem!

Publicidade

Veja também