Se puder, doe sangue!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 08/01/2023
Horário 04:29

Todos sabemos da extrema importância da doação de sangue. Sem este gesto de extrema solidariedade com o próximo, certamente muitas vidas deixariam de ser salvas e tantas outras complicações não seriam evitadas. No entanto, em determinadas épocas do ano, esta missão, que já não é fácil, fica ainda mais difícil. O período que abrange o fim e o início do ano é uma delas, visto que muitas pessoas aproveitam o recesso para viajar, descansar, e acabam deixando a doação de sangue de lado.
Contudo, justamente nesta época é quando o gesto se torna ainda mais necessário. Basta refletirmos. Se aumenta a quantidade de viagens, também cresce o número de veículos nas estradas, propiciando maior incidência de acidentes de trânsito. Sendo assim, a necessidade de doadores de sangue também aumenta. Isso sem contar os inúmeros pacientes que fazem tratamentos de diversas doenças, e que necessitam destas doações. Por isso, não podemos deixar os estoques dos hemonúcleos esvaziarem.
É um momento de extrema necessidade, quando a solidariedade deve ser ainda mais colocada em prática. Assim, reúna amigos, colegas da academia, do condomínio, do trabalho, enfim, para uma ação coletiva de doação de sangue. Ou simplesmente faça a sua parte. Se puder doar, não pense duas vezes! É sempre bom lembrar: o requisito para doar sangue em qualquer um dos bancos de sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); apresentar documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de habilitação); homens pesar no mínimo 50 kg e mulheres mais de 51 kg; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ser saudável e estar alimentado. 
Um gesto tão simples pode salvar inúmeras vidas!

Publicidade

Veja também