Sebrae e Duke Energy concluem projeto de capacitação a assentadas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 05/01/2016
Horário 07:30
 

A Duke Energy e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) concluíram, em dezembro, o programa Empreendedoras Latinas, cuja edição focou em trabalhos de capacitação de mulheres assentadas no município de Rosana. A iniciativa, que também teve apoio da Fundação Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) e da Prefeitura de Rosana, foi desenvolvida, ao longo do ano, para estimular o empreendedorismo e fomentar a maior participação dessas mulheres na economia local.

De acordo com André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, o programa, conduzido pela empresa, disponibiliza novas alternativas para melhorar a renda familiar. "Em Rosana, esse trabalho tem foco na panificação. As assentadas, além do esforço empreendido na produção agrária, beneficiam parte da produção e a direcionam para a alimentação escolar do município e também comercializam os produtos na comunidade", explica.

Durante o ano, elas receberam consultorias, oficinas e cursos de capacitação em gestão e administração de pequenos negócios nas áreas de associativismo, cooperativismo, recursos humanos, finanças e marketing. "Tudo ministrado por profissionais e analistas de negócios do Sebrae-SP, contratado pela Duke Energy para desenvolver o trabalho especificamente junto a este grupo", pontua André.

Após a consultoria de marketing, por exemplo, as assentadas instalaram um telefone na padaria e estão divulgando seus produtos via Facebook, com uma página mantida e alimentada por elas, além da divulgação em tempo real das fornadas de pães via WhatsApp.

"As empreendedoras passaram a entender melhor o sentido da cooperação mútua, a trabalhar em equipe, e a controlar e planejar suas ações. Se tivéssemos mais empresas com este tipo de iniciativa, com certeza o país estaria mais forte no empreendedorismo", expõe Eduardo Noronha Viana, gerente regional do Sebrae.

No assentamento Gleba 15 de Novembro, as participantes da capacitação estão integradas à Organização das Mulheres Unidas do Setor 2 (Omus). Beneficiada pela iniciativa, a presidente da Omus, Eleonice Nascimento, diz que o projeto é um "grande estímulo". "Estamos felizes com os resultados obtidos ao longo deste ano. O programa beneficiou um grupo de 15 integrantes, impactando diretamente mais de 50 pessoas e outras 80, indiretamente", relata.

 

Doação


No início do último semestre, a Organização das Mulheres Unidas foi contemplada com novos materiais para infraestrutura e equipamentos para a cozinha industrial comunitária. "Parte do programa consiste em fomentar o conhecimento e outra, em dotar o grupo de recursos para que esse conhecimento seja posto em prática, por isso a doação promovida pela Duke Energy", enfatiza André.

Foram doados equipamentos para instalação de um poço artesiano, caixa d’água e fossa séptica, além de forno elétrico com esteiras, amassadeira, batedeira, armários para descanso de pães e bolos, fogão industrial, liquidificador industrial, freezer horizontal e seladora para empacotar produtos. A produção do grupo foi ampliada e atualmente atende o PAA (Programa de Aquisição de Alimento) e Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), da Prefeitura, como também a comunidade local.
Publicidade

Veja também