Secretário de Planejamento participa de fórum e apresenta panorama urbano de Prudente

Evento promovido pelo Crea-SP reuniu autoridades, engenheiros e especialistas em ESG para troca de ideias e conexões sobre o futuro das cidades

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/05/2025
Horário 17:29
Foto: Rafael Marquezi
Evento ocorreu no fim de semana, na Unoeste
Evento ocorreu no fim de semana, na Unoeste

O secretário municipal de Planejamento de Presidente Prudente, Laércio Alcântara, foi um dos convidados do Fórum de Políticas Públicas e do CRP (Congresso Regional de Profissionais), promovidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP). Na ocasião, enfatizou a necessidade de obras para solucionar o problema dos alagamentos no Parque do Povo e que é de grande porte e alto custo, mas está no radar da gestão municipal. O evento, que ocorreu no fim de semana no Campus II da Unoeste, reuniu representantes do setor público, engenheiros e especialistas para discutir os desafios e futuro das cidades, além dos caminhos para soluções sustentáveis e inovadoras.
Durante a participação, Alcântara foi questionado sobre um tema delicado e que se arrasta por anos: os alagamentos no Parque do Povo. O secretário contextualizou o problema, lembrando o histórico do local, desde a criação da área até a canalização do córrego, além de citar a redução das áreas verdes em função do crescimento urbano. “A Prefeitura já vem conduzindo estudos sobre como essa obra deve ser executada e a gestão mantém diálogo direto com o governador Tarcísio de Freitas, que sinalizou apoio à iniciativa. Sabemos da urgência dessa intervenção, mas, devido ao alto custo, é fundamental agir com cautela e aprofundar os estudos técnicos sobre a área para que a obra traga uma solução definitiva para os alagamentos”, afirmou.
Laércio ainda reforçou a importância da integração entre diferentes áreas da administração pública no planejamento urbano. “Um novo loteamento, por exemplo, sempre é alinhado entre as secretarias de planejamento e obras, mas também com a de saúde e educação. Tudo precisa estar conectado para que a cidade funcione melhor”, pontuou o secretário.
O bate-papo foi mediado pelo presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Vinicius Marchese, que na mesma noite recebeu o título de cidadão prudentino. A prudentina e engenheira ambiental Maria Constantino, especialista em ESG, também compôs o debate. 
Maria Constantino abordou o papel das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) dentro das políticas públicas. Ela destacou que os impactos de serviços e produtos nas cidades precisam ser avaliados com seriedade, e que é fundamental compreender o efeito gerado por uma atividade, tanto no meio ambiente quanto na vida das pessoas.

 

Publicidade

Veja também