Secretários visitam unidade

Andrade reforça que no bairro que abriga a escola existem equipes da UBS (Unidade Básica de Saúde) que acompanham o peso, as medidas e a nutrição das crianças.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 28/08/2014
Horário 08:19
 

Viabilizar políticas públicas ao cidadão que está em fase de crescimento e aprendizagem, estimando uma promessa de futuro que envolve ações intersetoriais direcionadas aos alunos da Escola Municipal Odette Duarte da Costa, localizada no jardim Morada do Sol. Essa articulação foi debatida durante reunião que ocorreu ontem, nas dependências da escola, envolvendo a direção da unidade escolar e titulares das pastas de Educação, Saúde, Planejamento, Tecnologia, Finanças, Esporte e Assistência Social. Foi realizado um levantamento psicossocial para que, posteriormente, ocorra uma proposta de atuação conjunta.

Jornal O Imparcial Iniciando por este projeto, visto que a escola Odette Duarte da Costa é a que possui avaliações todas externas.

A secretária Ondina Barbosa Gerbasi, da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), reforça que a união intersetorial acena positivamente, principalmente no segmento da educação, a começar pelo projeto-piloto iniciado ontem. "Todos os setores da prefeitura, conhecendo in loco a situação das escolas, resultará na solução de muitos problemas com diferentes oportunidades. Iniciando por este projeto, visto que a escola Odette Duarte da Costa é a que possui avaliações todas externas, beneficiará no desenvolvimento social e solucionará ações que, muitas vezes, podem começar dentro da escola", salienta.

A diretora Sirlei Aparecida de Oliveira, preocupada em melhorar o desempenho escolar dos 490 alunos da educação infantil e fundamental, procurou a Prefeitura de Prudente para buscar alternativas e reforço a fim de solucionar as deficiências encontradas na unidade que englobam até mesmo questões sociais externas.

O secretário de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, comenta que algumas das crianças que frequentam a unidade possuem "dificuldades extremas" em razão da classificação social baixa. Acrescenta que "o problema não está na escola, mas na estrutura familiar". "Por isso, torna-se fundamental o envolvimento das demais pastas. Uma reunião intersetorial é importante para elaborarmos uma estratégia de desenvolvimento para as crianças. Desta forma, realizar encaminhamentos e traçar diagnósticos de problemas de saúde, de aprendizagem, emocionais ou familiares, será primordial para detectar o que pode estar dificultando o desempenho escolar".

Andrade reforça que no bairro que abriga a escola existem equipes da UBS (Unidade Básica de Saúde) que acompanham o peso, as medidas e a nutrição das crianças. Testes de acuidade visual, que avaliam a necessidade do uso de óculos, foram indicados,também por este trabalho realizado na área.

"Agora precisamos acompanhar a questão cognitiva, de aprendizado, função que não é da saúde, mas que podemos colaborar com avaliação psicológica, psiquiátrica, fonoaudióloga, visando uma alternativa para contribuir com o desenvolvimento dessas crianças", relata.

 

<<<<OLHO>>>>

O problema não está na escola, mas na estrutura familiar

 

Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade,

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE

 

 

 

 
Publicidade

Veja também