Seduc inicia aplicação do Sarem a 9,8 mil alunos de Prudente nesta quinta

Avaliação busca verificar apropriação das habilidades previstas para os diferentes anos e componentes curriculares do ensino fundamental

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/06/2025
Horário 16:42
Foto: Arquivo/Secom
Sarem é aplicado a alunos matriculados na rede municipal de ensino
Sarem é aplicado a alunos matriculados na rede municipal de ensino

Em Presidente Prudente, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) realiza, entre quinta e terça-feira, a aplicação do Sarem (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal) referente ao primeiro semestre do ano. Conforme a previsão da pasta, a prova será aplicada a 9.850 alunos do ensino fundamental.

Para estudantes de 1º a 5º, serão avaliados componentes de Língua Portuguesa e Matemática, além de proposta de produção textual. Já os alunos do 3º ao 5º ano realizarão, adicionalmente, a avaliação de Ciências Humanas e da Natureza. Cada caderno é composto por 20 questões de múltipla escolha, baseadas nas habilidades previstas no currículo municipal.

Aplicado duas vezes ao ano, o Sarem busca verificar e analisar a apropriação das habilidades previstas para os diferentes anos e componentes curriculares do ensino fundamental, identificar as que precisam ser retomadas ou reforçadas, além de orientar a formação continuada dos educadores da rede.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Prudente, o sistema tem como principal objetivo subsidiar a revisão e formulação de políticas públicas municipais voltadas ao processo de ensino-aprendizagem, à utilização de recursos e à formação dos profissionais da educação.

A avaliação é planejada e elaborada pela Coordenação Pedagógica da Seduc, em parceria com a CGE (Coordenadoria de Gestão Educacional). Após a finalização dos cadernos de prova e a adequação do sistema para o gerenciamento dos resultados, os materiais, tanto os cadernos dos alunos quanto os dos aplicadores, são distribuídos às escolas.

Os alunos e as famílias já foram comunicados a respeito das avaliações e da importância de evitar ausências neste período. A aplicação da prova estava prevista para ocorrer entre 24 e 27 de junho, porém, por conta da instabilidade climática, a avaliação foi adiada em dois dias.

Publicidade

Veja também