Seduc mostra projeto que resultará em iniciativas culturais nas escolas
De acordo com o MEC, em todo o Brasil, o programa vai financiar 5 mil projetos culturais que devem ser desenvolvidos no segundo semestre deste ano.
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente realizou ontem à noite a apresentação do programa Mais Cultura Nas Escolas, que será inserido na proposta de educação integral no ensino fundamental do município, através do Programa Cidadescola. O evento ocorreu a partir das 19h, no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe), com o objetivo de apresentar o passo a passo, de como as escolas e os artistas devem inscrever seus projetos.
O programa é fruto de uma iniciativa interministerial firmada entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC), cuja finalidade é fomentar ações que promovam o encontro entre as escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e as experiências culturais e artísticas já existentes nas comunidades locais.
De acordo com o MEC, em todo o Brasil, o programa vai financiar 5 mil projetos culturais que devem ser desenvolvidos no segundo semestre deste ano. Irá promover o encontro de iniciativas culturais em mais de 34 mil escolas municipais e estaduais da rede pública brasileira, com o apoio financeiro de valores que variam entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, dependendo do número de alunos participantes, para contratação de serviços culturais de dança, teatro, música, artes visuais, cultura indígena e cultura afro-brasileira, além de atividades externas, como visitas a museus.
Os nove eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas consideram a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas atuais. Para a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, uma de suas principais iniciativas é buscar promover a integração (entre educação e cultura). "É fazer da escola o grande espaço para a circulação da cultura brasileira, para o acesso aos bens culturais e para o respeito à diversidade de nossa cultura", diz.