Seduc registra 4 mil solicitações na 1ª semana

Na segunda-feira, serviço passou a contemplar estudantes da rede municipal de ensino; atendimentos seguem até sexta

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 25/01/2017
Horário 09:38


A dona de casa Simonia Aparecida Machado Lima, 45 anos, está desempregada e, se não fosse pelo passe social, não teria condições de pagar o transporte para a filha ir à escola. O caso dela é semelhante aos de muitos outros pais que têm procurado o PUM (Parque de Uso Múltiplo), em Presidente Prudente, a fim de fazer o cadastramento ou recadastramento para a obtenção do benefício. De acordo com o responsável pelo Setor de Transporte Escolar da Seduc (Secretaria Municipal da Educação), Ivo Garcia, até ontem, foram efetuadas 4.015 solicitações para o transporte escolar gratuito. Deste total, a maior parte dos atendimentos contempla estudantes da rede estadual de ensino, tendo em vista que alunos municipais passaram a ser incluídos somente na segunda-feira. "O atendimento aos estudantes da rede municipal ocorreu mais tarde, pois as escolas estavam em recesso, impossibilitando a emissão dos atestados de matrícula", esclarece Ivo. O prazo para a solicitação do benefício é até sexta-feira.

Jornal O Imparcial Alunos da rede municipal já podem ser cadastrados

A reportagem esteve no PUM na manhã de ontem para acompanhar a movimentação durante a segunda semana do serviço e novamente constatou fluxo tranquilo e atendimento rápido no local. Segundo Ivo, a procura "está boa", especialmente no período da tarde, no entanto, garante que, até o momento, não houve formação de filas e que todo o procedimento é feito em, no máximo, cinco minutos. Justamente com o objetivo de dar celeridade ao atendimento, a Seduc disponibilizou 50 colaboradores de sua equipe, os quais se dividem entre manhã e tarde. Conforme noticiado por O Imparcial, a expectativa é que 9,6 mil alunos, entre cadastrados e recadastrados, sejam contemplados com o passe social em 2017.

 

Procedimento

De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o benefício é concedido a todos os estudantes das redes municipal e estadual de Educação, que residem a mais de mil metros da escola mais próxima de sua casa, ou quando a unidade das imediações comprove a inexistência de vagas. Desta forma, podem solicitá-lo alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental; do EJA (Educação de Jovens e Adultos) presencial; e do supletivo também presencial. Estudantes da zona rural ou com necessidades especiais são atendidos exclusivamente na sede da Seduc.

Os pais ou responsáveis interessados em cadastrar ou recadastrar seus filhos devem procurar o PUM ou, nos casos especiais, a Seduc, das 8h às 16h. Após o terceiro dia da entrega da documentação (veja box), o aluno deve comparecer ao CCO (Centro de Controle Operacional) para confirmação e, se aprovado, é feita a emissão do cartão. Já no caso de estudantes que fazem apenas o recadastramento, como João Lucas dos Santos Barbosa, 18 anos, basta retirar o cartão mediante apresentação do protocolo depois do terceiro dia da entrega da documentação, no PUM. "Uso o passe social há bastante tempo e facilitou a minha vida", comenta o jovem.

A diarista Jaqueline da Silva, 33 anos, levou o seu filho, o estudante Leonardo Vinicius Santos Silva, 11 anos, para solicitar o benefício pela primeira vez. "É uma oportunidade de economizar em meio a tempos difíceis", argumenta Jaqueline. A dona de casa Jeane Caroline da Silva, 31 anos, por sua vez, diz que seu filho faz uso do passe social desde o ano passado e já sentiu a diferença no bolso. "Eu tenho quatro filhos, então, conseguir o passe gratuito me ajudou a controlar as despesas", expõe.

 

SERVIÇO


O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no PUM. Mais informações podem ser obtidas na Seduc, localizada na Rua Cyro Bueno, 86, no Jardim Cinquentenário, ou por meio do telefone 3918-4100.

 

PASSE SOCIAL


 

O que levar para o cadastro


- Atestado de matrícula;

- Cópia da certidão de nascimento, RG ou RG escolar;

- Cópia do comprovante de endereço mais recente (luz ou telefone);

- Declaração da escola mais próxima sobre inexistência de vagas (apenas para quem reside a menos de mil metros da unidade mais próxima).

 

O que levar para o recadastramento


- Atestado de matrícula;

- Cartão do passe social de 2016;

- Cópia do comprovante de residência mais recente (luz ou telefone).

 

Aos alunos da zona rural ou com necessidades especiais


- Além da documentação citada, uma foto 3x4;

- No último caso, o laudo que atesta a necessidade especial.

 
Publicidade

Veja também