Segundona: Osvaldo Cruz perde chance de fechar 1º turno no G3

Sob o sol escaldante de Assis, Azulão foi derrotado pela Santacruzense por 2 a 0 em duelo válido pela 4ª rodada do grupo 2; equipe agora amarga a lanterna do grupo

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 08/09/2021
Horário 21:26
Foto: Reprodução Paulistão Play/Eleven Sports
Luis Eduardo, ágil camisa 7 da Santacruzense, precisou finalizar 3 vezes no mesmo lance para poder garantir o 2 a 0 
Luis Eduardo, ágil camisa 7 da Santacruzense, precisou finalizar 3 vezes no mesmo lance para poder garantir o 2 a 0 

Osvaldo Cruz e Santacruzense mediram forças hoje no Estádio Antônio Viana da Silva, o Tonicão, em Assis (SP), em partida remarcada, válida pela 4ª rodada do grupo 2 da Bêzinha (Campeonato Paulista da Segunda Divisão), que equivale ao quarto patamar do Paulistão: melhor para o time de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) que fez 2 a 0 no Azulão e conquistou a primeira vitória no torneio.
De quebra, a Santacruzense igualou o número de pontos do time de Osvaldo Cruz na classificação do grupo 2 com quatro cada e deixou a lanterna com o Azulão. A Locomotiva de Santa Cruz do Rio Pardo leva vantagem no confronto direto contra a equipe do Osvaldo Cruz e, por isso, neste momento, está na quinta colocação. O Azulão é o sexto.  
No sábado, o time volta a entrar em campo. Desta vez, o Azulão vai até o Estádio Zezinho Magalhães em Jaú (SP) para enfrentar o time da casa: o XV é líder do grupo 2 com 100% de aproveitamento, o Galo da Comarca venceu os cinco jogos de ida da fase de grupos. 
No domingo, a Santacruzense, por sua vez, recebe em casa, no Estádio Leônidas Camarinha, a equipe do Assisense, terceira colocada da chave 2, com seis pontos ganhos em 15 disputados. 

Dentro e fora das 4 linhas

Conforme informou O Imparcial, na quarta-feira passada, o Azulão não pode cumprir com o mando de jogo em Osvaldo Cruz contra a Santacruzense pela falta do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) no Estádio Municipal Breno Ribeiro do Val, o Brenão. No dia 3, fora das quatro linhas, o TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) absolveu o Osvaldo Cruz e decidiu pela remarcação do jogo para a tarde de hoje.
Já passava das 15h e o termômetro em Assis beirava os 40ºC no momento em que o melão começou a rolar no gramado seco e pouco esverdeado do Tonicão. A umidade relativa do ar estava na casa dos 20%. Clima muito quente e quase desértico para os atletas de Osvaldo Cruz e Santacruzense desempenharem o esporte bretão em um duelo que era para ter acontecido na última semana. 
Dentro de campo, tanto no primeiro, como no segundo tempo, um Azulão desatento e em quase estado de choque. Erro crucial, quatro cartões amarelos e duas expulsões fizeram o Osvaldo Cruz sucumbir diante do, até então, lanterna do grupo 2. 
Aos 15 minutos da primeira etapa, após um escanteio mal sucedido do Osvaldo Cruz, o camisa 11 da Santacruzense, Alison, roubou a bola do volante Ataliba, do Azulão, no círculo central do meio de campo e completamente livre arrancou e ficou ao estilo ‘Diego Souza versus Cássio’, mas com a diferença que o goleiro Diego Almeida, do Osvaldo Cruz, nada pode fazer para impedir o gol de Alisson, que deixou o arqueiro do timeazul com os glúteos no chão e só empurrou para balançar as redes e inaugurar o placar no Tonicão. 
Logo depois do gol da Santacruzense, após a falha de Ataliba, o técnico do Azulão, Marcelo Henrique Dias, não pensou duas vezes e mandou o volante para o banco. O atacante camisa 18, Cristiano, foi para campo, mas pouco pode fazer para igualar o mercador. 1 a 0 Santacruzense ao final dos primeiros 45 minutos.  
No segundo tempo, as coisas pioraram para o Osvaldo Cruz. Aos 11 minutos da etapa final, o lateral-esquerdo do clube celeste, Luiz Fernando, foi para o vestiário mais cedo ao levar o segundo amarelo e ser expulso após falta em Luis Eduardo, ágil meia-direita, camisa 7 da Santacruzense. 
Quatro minutos depois, aos 15, o próprio Luis Eduardo aumentou a vantagem da Locomotiva após receber a pelota na grande área e tentar concluir duas vezes ao gol: na primeira tentativa, a bola pegou no zagueiro; na segunda, ela beijou a trave e na terceira, finalmente, o 7 da Santacruzense fez com que - como diria o lendário Osmar Santos - a “gorduchinha” encontrasse o fundo das redes.
Do segundo tento do rival até ao final dos 90 minutos, o Osvaldo Cruz tentou buscar algo no desespero, porém, o único achado foi o segundo cartão vermelho. Desta vez, o atacante Cristiano, que havia entrado no primeiro tempo, foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Além dos expulsos, Ataliba e Cristiano, o ponta Hiago Alves recebeu um amarelo no final do jogo e também irá desfalcar o Azulão na partida fora de casa contra o XV de Jaú no sábado. 
Do lado da Santacruzense, que conquistou os primeiros três pontos no campeonato, destaque para o zagueiro argentino Joel Caminos que atou bravamente na lateral-esquerda da Locomotiva. O argentino, fundamental na linha defensiva da equipe de Santa Cruz de Rio Pardo, efetuou vários desarmes durante o jogo, foi peça chave para impedir as investidas do Azulão e quase deixou o dele ainda no primeiro tempo. 

SAIBA MAIS
Ao final da 5ª rodada, o grupo 2 está embolado. A diferença entre o segundo colocado, Vocem para o sexto e último, Osvaldo Cruz, é de apenas 4 pontos. Os jogos de volta da chave 2 começam neste final de semana. Restam cinco partidas e 15 pontos em disputa. Com exceção do XV de Jaú, que está com a classificação encaminhada, as outras quatro equipes irão brigar duro pelas duas vagas diretas que virtualmente restam para a segunda fase. Ao final dos jogos da fase de grupos, os quartos colocados de cada chave se enfrentam na repescagem para o mata-mata.  

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO 2 AO FINAL DOS JOGOS DE IDA:

Colocação:

Pontos:

XV de Jaú

15

VOCEM

8

Assisense

6

Grêmio Prudente

5

Santacruzense

4

Osvaldo Cruz

4

*Todas as equipes disputaram cinco jogos até agora.



 

Publicidade

Veja também