Segurança e responsabilidade no trânsito: um dever de todos, nesta semana e sempre!

EDITORIAL -

Data 20/09/2023
Horário 04:15

Quase todos os dias, notícias sobre acidentes de trânsito, em Presidente Prudente e região, envolvendo pessoas das mais diferentes idades, são registradas nas páginas deste diário. Alguns sem vítimas, uns com maior gravidade e outros, infelizmente, com óbitos. Pais que perdem filhos, filhos que ficam órfãos, famílias inteiras que se vão... Quantas vidas não foram perdidas, apenas neste ano, em cidades e estradas do oeste paulista, por puro descuido ou irresponsabilidade no volante?
Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional do Trânsito é uma campanha educativa realizada anualmente no Brasil. Neste ano, ela teve início na segunda-feira e vai até o dia 25 em todo o país, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro, por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres. A ideia é abordar a importância de respeitar as leis e adotar comportamentos mais seguros ao dirigir.
Por aqui, a programação divulgada pela Prefeitura, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), começa nesta quinta-feira, às 9h, na Base da Polícia Militar Rodoviária, com uma ação conjunta entre a pasta, a Polícia Militar Rodoviária, Sest/Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e Defesa Civil. No local, a tenda do “Cart pela Vida” levará óculos simuladores, aplicação de faixas refletivas em caminhões, aferição da pressão e distribuição de brindes aos presentes. As orientações serão levadas na sexta-feira também às cidades de Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio e Caiuá.
Em Prudente, as ações seguem sendo realizadas até a próxima segunda, em diversos outros locais, como Parque do Povo, centro e até nas portas das escolas, voltadas aos pais dos alunos. A quem se interessar pelo tema, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo, será encenado, em diferentes horários, na segunda e na terça, o espetáculo, “Perico no Trânsito”.
Participar desses eventos é um primeiro passo para a conscientização no trânsito. Mas ela vai muito além. É preciso respeitar as regras, as sinalizações, a velocidade permitida. Não falar ao celular enquanto dirige, fazer o uso do cinto de segurança, tanto o motorista como os passageiros, não esquecer a cadeirinha quando tiver criança no carro. A maioria dos acidentes acontece por imprudência, negligência e imperícia do próprio condutor, ou seja, podem ser evitados. Dirigir com responsabilidade é um dever de todos, nesta semana e sempre!
 

Publicidade

Veja também