Seja criativo!

OPINIÃO - Walter Garcia

Data 12/04/2020
Horário 04:40

Com este cenário de incertezas, várias são as manifestações de pessoas desesperadas, angustiadas, pois nunca vivemos uma situação como esta e  perguntam: Como você se sente? O que vai fazer? Tem alguma alternativa para mim? Sem dúvida estamos em meio a uma crise que pode mudar por mais uma vez a história do mundo.

Várias foram as crises mundiais que mudaram a história da humanidade e, com certeza, esta não será a última! Podemos citar alguns exemplos, muito sólidos.

No século XIII, com a Guerra dos 100 anos somada com a Peste Bubônica, também conhecida como Peste Negra, observou-se uma situação que avassalou a economia do Velho Mundo e gerou, sucessivamente, a crise do século XIV, que extinguiu o feudalismo para o nascimento do mundo capitalista.

No século XVII, temos a notícia da "crise geral", na qual a Europa enfrentou diversos problemas e mudanças econômicas, sociais e políticas, por consequência a fome, doenças e guerras.

Como grande marco desta época, temos a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que colocou em queda a monarquia absolutista da época, não só na França como em toda Europa. Na primeira metade do século XX, no ano de 1929, tivemos a "grande quebra" da bolsa de valores de Nova Iorque, que gerou uma situação devastadora, modificando de maneira significativa a estrutura social, econômica e política para todos daquela época.

No Brasil, mais recentemente, a grande maioria deve se lembrar dos efeitos devastadores que o "plano Collor" causou, quando surrupiou as aplicações de todos e gerou uma grande crise social e econômica na época.

Logicamente, que após termos superado todas estas citadas crises, tudo se estabiliza com o tempo e nascem outras formas de se encarar a vida.

Alguns poderosos passam o poder, alguns perdem muito dinheiro, mas as pessoas criativas e otimistas encontram novas formas de vencer e se tornam as novas referências a partir de então.

Talvez, a "crise coronavírus" seja um motivo para mudar a maneira de vivermos.

Com frequência, vimos o aumento dos relatos de pessoas que estão se preocupando mais com seus familiares, amigos, espiritualidade, enfim, querendo fazer o bem de uma maneira geral.

Acredito que estamos saindo da era do capitalismo liberal, onde muitos apenas se preocupam com o "ter" para entrarmos numa era que o principal pensamento seja "cuidar de gente", com o objetivo consciente de termos vidas e convivência melhor.

Sejamos criativos.

Publicidade

Veja também