Sem carnaval

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 17/02/2023
Horário 03:44

Dois únicos bailes de carnaval foram marcados em Presidente Venceslau e somente para crianças. A empresa Mundo de Magia fará os mesmos em sua sede na Rua Almirante Barroso, nos dias 19 e 21, das 16h às 19h.

CLUBES SEM CARNAVAL
Há cerca de 20 anos, dias como hoje eram de muita folia para os jovens. A partir das 20 horas começava o preparo para os bailes de carnaval. Em Presidente Venceslau, quatro clubes promoviam as festas e ainda existia uma concentração de rua. Atualmente nada disso acontece. 

PREFEREM VIAJAR
Os jovens de hoje preferem viagens ou concentração em ranchos à beira do Rio Paraná. O carnaval passa despercebido, a não ser para a população epitaciana, que faz o desfile de escolas de samba e concentração popular na orla.

POLÍTICA AGITADA 
Na segunda sessão ordinária do ano já houve discursos acalorados na Câmara Municipal de Presidente Venceslau. O assunto girou em torno de obras que são realizadas na cidade. Todos querem os créditos dos convênios firmados com o governo. Políticos do passado falam que foram eles que conseguiram os projetos e o atuais rebatem. Sempre foi assim. 

NOTÍCIA BOA DA SEMANA 
Na segunda-feira, os vereadores de Presidente Venceslau informaram à população de que o Ipreven (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Presidente Venceslau) tem, na atualidade, cerca de R$ 9 milhões em conta. 

CONQUISTA DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL 
Este dinheiro do Ipreven em conta demonstra uma boa política monetária da administração municipal. A prefeita Bárbara Vilches (PV), quando entrou no governo encontrou um caixa zero no Ipreven e houve muita discussão sobre a utilização do dinheiro. 

FÔLEGO DO IPREVEN FAZ BEM À CIDADE 
Na verdade, um caixa recheado no Ipreven faz bem à cidade. É um tipo de segurança de que os funcionários aposentados da Prefeitura receberão em dia e que haverá dinheiro circulando. Lembrando que a Prefeitura é a maior empregadora da cidade, e, por consequência também, a maior geradora de novos aposentados. 

SILÊNCIO NA TRIBUNA 
Depois de um final de ano com muito falatório sobre governo federal na tribuna da Câmara Municipal, até agora ninguém tocou no assunto. Talvez os atos de 8 de janeiro deixaram alguns vereadores desconfortáveis. Na época do episódio, o Legislativo venceslauense se encontrava em recesso.

E O PROJETO DA PRAÇA? 
Na segunda-feira passada, a Praça Nicolino Rondó começou a receber obras de revitalização. A prefeita Bárbara Vilches informou o assunto com certa euforia, mas não mostrou como será o serviço, ou seja, um projeto. Ninguém sabe o que será feito. Lembrando que o local é um dos mais frequentados pela população na cidade. Ah!, um detalhe, no mesmo dia do início das obras, uma máquina quebrou e tudo estava paralisado até a tarde de ontem.  

EMPRESA INVESTE EM REPLANTIO
Fiquei conhecendo o trabalho que vem sendo feito pelo topógrafo Genilson Nunes na região de Presidente Venceslau. Ele é dono da JGM Georreferenciamento e Topografia, e implantou um braço da empresa para o plantio de mudas nativas em APPs (Áreas de Preservação Permanente). 

REPOSIÇÃO DE ÁREAS NATURAIS
O trabalho é um verdadeiro sucesso e, ao mesmo tempo, uma benção para os proprietários rurais e natureza. Genilson com sua equipe repõe as árvores naturais perdidas pelo avanço de pastagens ou lavoura em áreas pela Lei 12.651/12 do Código Florestal.

MAS O QUE É UMA APP?
Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

ORGULHO E EMOÇÃO PELO QUE FAZ
Ao conversar com nossa coluna, Genilson Nunes falou da importância deste trabalho, das dificuldades para implantá-lo e manter as arvores em crescimento. “A cada dia é uma vitória. A gente olha as áreas recuperadas e sente orgulho e a emoção do que fazemos”, comentou.

Publicidade

Veja também