Sem espaço para a dengue...

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 22/12/2020
Horário 03:37

A pandemia do novo coronavirus existe. É um fato! Os números estão aí. E, além desta preocupação que assombra a todos desde meados de março, há outras situações que devem ser levadas em consideração. A dengue é uma delas. Talvez esquecida por esse período, mas ela está aí!
Os cuidados com a dengue precisam ser redobrados, principalmente em épocas de muito calor e chuva, como é o cenário que se encontra. São aqueles cuidados clássicos que todos já conhecem. Manter a casa e quintal limpos, não deixar água acumulada em nenhum local, entre outras ações necessárias. Com a chegada do verão no Brasil e da chuva em diversas regiões, uma preocupação de saúde pública aumenta: o crescimento da circulação do mosquito Aedes aegypti e das doenças associadas a ele (chamadas de arboviroses urbanas), como dengue, zika e chikungunya.
O Aedes está no Brasil há mais de 100 anos. Em alguns momentos, já chegou a ser erradicado. Mas nos últimos 30 anos o inseto vem permanecendo e se adaptando muito bem ao cenário de urbanização do país e do uso crescente de materiais de plástico, que facilitam o acúmulo de água propício à reprodução do mosquito.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.
É essencial a participação de todos no combate à dengue. A união consegue erradicar essa doença que, infelizmente, também tira a vida de muitas pessoas. Faça a sua parte. Limpe sua casa e seu quintal. E, se o seu vizinho não faz a parte dele: denuncie! Não dê espaço para a violência desse mosquito, capaz de derrubar qualquer um.

Publicidade

Veja também