Sem organizada, Grêmio luta para resgatar torcida

Para isso a diretoria vem trabalhando com seriedade para reforçar o elenco, que terá a missão de trazer esse torcedor de volta", comenta o novo presidente do Grêmio, José Fernandes Bueno.

Esportes - Jean Ramalho

Data 03/04/2014
Horário 09:41
 

No futebol, no que diz respeito ao relacionamento entre clubes e torcedores, predomina-se a máxima de que não existe time sem torcida, tampouco torcida que sobreviva sem um time. Isto é, a existência de ambos só pode ser justificada através da interdependência que um exerce sobre o outro. No Grêmio Prudente, porém, essa lógica esbarra na desconfiança dos prudentinos, com relação ao possível desempenho da equipe no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Além disso, a extinção da torcida organizada Ultras Prudentino, na última temporada, fez a atual diretoria se movimentar para tentar atrair novamente o torcedor ao Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão).

"A torcida é a locomotiva do clube, nós precisamos deles. Mas sabemos que o torcedor só vira ao estádio com resultados, se o time render em campo. Nosso objetivo é resgatar a credibilidade do Grêmio com sua torcida, isso é ponto fundamental. Para isso a diretoria vem trabalhando com seriedade para reforçar o elenco, que terá a missão de trazer esse torcedor de volta", comenta o novo presidente do Grêmio, José Fernandes Bueno.

Fundado em meados de 2012, após a extinção do Oeste Paulista Esporte Clube (Opec), o Grêmio Prudente, desde então, vem sofrendo com a desconfiança e o descrédito de parte dos torcedores de Prudente. Um dos pontos mais altos deste cenário ocorreu no ano passado, após a eliminação do clube da Segundona, quando a Ultras Prudentino anunciou o encerramento de suas atividades. Na época, o então diretor da organizada, Luan Gustavo da Silva, 21 anos, alegou que o distanciamento e uma possível falta de transparência na administração do clube teriam resultado na descontinuidade da agremiação.

Hoje, aproximadamente oito meses depois do anúncio da decisão, nem mesmo a reformulação na cúpula gremista, que resultou inclusive na saída do ex-presidente Breno Luis Erbella Casari, fez com que os diretores da organizada repensassem a sentença. "A extinção da torcida é definitiva, no que depender dos membros da diretoria. Nossa relação com o Grêmio terminou junto com a Segundona do ano passado. Infelizmente, o Grêmio é apenas um espelho do que virou o futebol no País inteiro. Não existe mais paixão, amor à camisa. Agora é tudo negócio", dispara o ex-dirigente.

 

Reaproximação

Para tentar apagar esse passado de desconfiança e alcançar o sucesso na reaproximação com o torcedor prudentino, Bueno relata que a primeira ação da diretoria foi efetivada na última semana, por meio do novo programa de sócio-torcedor da equipe. Viabilizado através do Projeto Eu Sou Torcedor, que engloba o Movimento por um Futebol Melhor, da empresa Ambev, o sistema deve ser uma das principais apostas dos dirigentes gremistas para a temporada.

"O primeiro passo rumo a um bom relacionamento com o torcedor já foi dado, com o sócio-torcedor. Mas a principal ação virá através do desempenho do time. Apenas os resultados do elenco dentro de campo trarão os torcedores de volta ao estádio", considera Bueno.

O presidente, inclusive, demonstra confiança no atual elenco. "Todo trabalho físico técnico e tático feito durante a pré-temporada surtiu efeito. Estamos sentindo isso dentro de campo, nos amistosos. Tudo que foi possível em termos de preparação foi feito, então, nossa expectativa é fazer um bom campeonato e alcançar o acesso à Série A-3", pontua o mandatário gremista.

Por sua vez, o ex-dirigente da Ultras Prudentino diz que não pretende acompanhar os jogos, mas que espera que o clube alcance o acesso. "Sem mágoas. Espero que o time suba e leve o nome de Prudente ao nível que a cidade merece. Mas, da maneira que o clube está sendo administrado não me sinto atraído. Acredito que não vou ao estádio nem como torcedor comum", finaliza Silva. Bueno não quis se pronunciar com relação à extinção da torcida organizada.

 

Treinamentos específicos


Enquanto isso, na tarde de ontem, o técnico Rogério Ferreira Pinto, China, comandou um dos últimos treinamentos do elenco antes da estreia ante o Assisense, no Prudentão, neste sábado, às 16h. O trabalho foi realizado no Estádio Municipal Caetano Peretti. Já na tarde de hoje, China fará o último coletivo com o grupo, também no Prudentão.

 

 

SAIBA MAIS

RECONHECIMENTO DE GRAMADO


Também na tarde de ontem, o elenco do Presidente Prudente Futebol Clube (PPFC) fez o reconhecimento do gramado do Prudentão. Na ocasião, o técnico Jaison Zermiani, Tanaka, promoveu o último treino coletivo do grupo antes da estreia deste domingo, às 10h, contra o Vocem, no Estádio Antonio Viana da Silva (Tonicão), em Assis. Ainda hoje, o Tricolor da Vila Industrial embarca para Bauru, onde enfrenta o Noroeste, no Estádio Doutor Alfredo de Castilho, às 15h, em uma partida amistosa.
Publicidade

Veja também