Semana Brasil

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 11/09/2021
Horário 05:00

Com o objetivo de aquecer o comércio, o governo federal lançou em 2019, a Semana Brasil. Trata-se de outro evento para movimentar o comércio que soma ao tradicional Black Friday ou Black Friday Brasil, que antecede as compras de Natal e será realizado no dia 26 de novembro de 2021. E a Semana Brasil que está em andamento entre os dias 3 e 13 de setembro de 2021. Esta é mais uma oportunidade para os consumidores e empresários.
Um fato no mínimo curioso - divulgado pelo site economia.ig.com.br - é sobre o nome da campanha batizada inicialmente “Semana do Brasil”, contudo descobriram que alguém já havia registrado o domínio na internet e estava coletando o cadastro dos clientes, por isso o nome oficial passou a ser “Semana Brasil”. Este “jeitinho” para levar vantagens está espalhado pelos quatro cantos do mundo e aqui no país não é diferente. É preciso atenção para que as compras vantajosas não se tornem um pesadelo.
Para prevenir possíveis golpes na internet, o Serasa orienta os consumidores a redobrar os cuidados: focar em sites idôneos; checar informações como a razão social, o endereço, telefone e CNPJ; consultar opinião de clientes e a reputação da loja; avaliar os contatos como e-mail, telefones e chats; selos de segurança e certificação; verificar se o endereço começa com “https” ao invés de “http”; verificar se os textos estão bem escritos e desconfiar de promoções exageradamente vantajosas.
Para o comerciante, todas as iniciativas são válidas e devem ser aproveitadas ao máximo, todavia é preciso tomar alguns cuidados. Dentre eles está uma rigorosa gestão de custos para que não incorra em margens de lucro negativas, isto acontece quando o produto é vendido abaixo do que ele custou para empresa, tornando cada venda uma forma de aumentar o “buraco” financeiro. Vender produtos com margens negativas somente se for algo consciente, de forma a promover outros produtos com margens positivas ou devido à iminente necessidade de gerar dinheiro em caixa para a empresa.

 

Publicidade

Veja também