Semana Brasil busca aquecer o comércio

Período começou ontem e vai até o dia 13 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 04/09/2020
Horário 06:22
Weverson Nascimento - Consumidores podem encontrar preços mais atrativos durante a Semana Brasil
Weverson Nascimento - Consumidores podem encontrar preços mais atrativos durante a Semana Brasil

A ideia é: aquecer as vendas do comércio no período em que se comemora a Independência do país. Para isso, foi desenvolvida a Semana Brasil 2020. A iniciativa começou ontem e vai até o dia 13 de setembro. Participam lojas de diferentes setores do país inteiro, inclusive em Presidente Prudente, como alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cosméticos, produtos de higiene e material esportivo, que se propõem a oferecer descontos aos consumidores.
No ano passado, a realização também fez parte do início de setembro, o que promoveu “uma certa reação” no segmento, como garante o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis
À reportagem, o presidente explica que as lojas puderam escolher em participar ou não da campanha, e o Sincomércio tem se colocado à disposição para ajudar. “A gente colabora, orienta sobre fazer propaganda, colocar imagens nas redes sociais, deixar produtos em promoção em locais mais visíveis, enfim, a gente dá uma forcinha”, destaca. Vitalino complementa que os estabelecimentos ficarão no controle de possíveis descontos.
A mesma atitude vem da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), no sentido de preparar os comerciantes da melhor forma. À frente da entidade, Ricardo Anderson Ribeiro, detalha que a intenção da Semana Brasil, criada em 2019, é criar uma tradição. “Então, mesmo diante das dificuldades deste ano, essa intenção pode ser reafirmada”, frisa.
A associação fez a impressão de cartazes, incluindo descontos de 30% de desconto ou mais, e repassou aos lojistas. Em concordância com Vitalino, Ricardo lista que, apesar da orientação, os empresários têm autonomia para trabalhar. “Apesar de tudo, a semana vem numa boa hora, em que precisamos de uma acelerada”, diz.

A SEMANA VEM NUMA BOA HORA, EM QUE PRECISAMOS DE UMA ACELERADA
Ricardo Anderson Ribeiro

Em tempos de pandemia

Mas Ricardo Anderson lembra que, no momento, vivemos um grande problema, que é a pandemia da Covid-19. A alta proliferação da doença afetou a forma de viver. E com o tempo de trabalho permitido ao comércio, bem como a capacidade reduzida, pelo fato de a região estar na fase laranja do Plano São Paulo, Vitalino torce para que a Semana Brasil traga bons resultados ao setor.
“Pensando na possibilidade de amanhã [hoje] evoluirmos para a cor amarela, isso pode significar um respiro a mais para trabalhar melhor nas próximas semanas. Mas temos que ter cuidado com as promoções e descontos, a fim de não abrir chance para aglomerações. É preciso ponderar”, pontua.

Publicidade

Veja também