Semana da Consciência Negra: uma data para repensar nossas práticas

EDITORIAL -

Data 15/11/2023
Horário 04:15

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado celebrado em mais de mil cidades brasileiras. Em muitas delas, inclusive, as comemorações já começaram. Mas uma grande maioria nem sequer sabe o que ele significa. 
A data é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos 6 anos de idade. Foi líder do Quilombo dos Palmares, no Nordeste, e morto em 1695. Sua vida foi marcada pela luta contra a escravidão que terminou oficialmente 190 anos após sua morte — no dia 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea.
Assim como todo o mês de novembro, o Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Nos permite resgatar e valorizar a história do povo negro e sua luta pela liberdade no Brasil.
Em Presidente Prudente, em alusão à data, teve início no último dia 6 e segue até o dia 30 deste mês, a exposição do artista plástico, David Cardoso, “Origem da Trança”, na Galeria Takeo Sawada do Centro Cultural Matarazzo.
A mostra celebra o mês da Consciência Negra, com a apresentação de 32 trabalhos elaborados com a técnica artesanal de colagem, com elementos simples, como papel, barbante e tinta. O artista busca dar visibilidade ao seu trabalho, que já foi exposto em outros pontos da cidade, entre elas, a Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), o Fórum Trabalhista e o Tênis Clube.
Esta é uma ótima oportunidade para contemplar a obra do artista, mas também, e principalmente, conhecer e entender um pouco mais sobre a data... Reconhecer a luta dos negros pelo fim da opressão causada pela escravidão, sua cultura e contribuições para a constituição da sociedade. 
Hoje, infelizmente, o racismo continua presente em vários lugares e é manifestado, entre outras práticas, pela falta de oportunidades, por baixa remuneração no mercado de trabalho, pelas tentativas de apagamento da cultura... Talvez, mais do que comemorar, dia 20 seja uma data para refletir, repensar nossas práticas!
 

Publicidade

Veja também