Semana de Conciliação viabiliza 358 acordos

No total, 47% das audiências chegaram a uma solução durante os trabalhos realizados no Fórum Trabalhista de Prudente

PRUDENTE - BRUNO SAIA

Data 29/11/2016
Horário 08:55
 

Com um total de 358 acordos, em 762 audiências realizadas, o Fórum Trabalhista de Presidente Prudente concluiu, na sexta-feira, a Semana Nacional de Conciliação, que teve como objetivo reduzir o número de processos em tramitação nas 1ª e 2ª Varas do Trabalho e solucioná-los por meio do acordo entre as partes. Isso significa que 47% das audiências chegaram a um acordo, o que representou o pagamento de R$ 5.758.615,38 aos trabalhadores envolvidos nas contendas judiciais.

Na última Semana de Conciliação, promovida de 13 a 17 de junho, as negociações realizadas no Fórum Trabalhista alcançaram o montante de R$ 7.642.547,62. Foram 416 audiências realizadas, das quais 201 resultaram em acordos, o que representa uma média de 48% dos casos.

"Para o momento de crise econômica pelo qual estamos passando, foi um resultado considerado altamente satisfatório", revela o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho, José Roberto Dantas Oliva. "O mais importante é que centenas de famílias terão um Natal melhor este ano, por conta dos valores envolvendo estes acordos que serão pagos imediatamente, além ser um montante significativo, que entrará em circulação no mercado", destaca o magistrado.

Ele destaca também a redução do volume de processos em andamentos no tribunal após a Semana de Conciliação. "Contribui muito, pois a maioria das ações teria audiências para 2017 e agora o espaço é aberto para outros processos que entram em pauta", explica. Atualmente, são aproximadamente 13 mil processos em tramitação nas 1ª e 2ª Varas do Trabalho, até o último balanço realizado no dia 31 de outubro.

Além disso, em 2015, mais de 3.780 processos foram recebidos na fase de conhecimento pelas duas Varas da cidade, enquanto em 2016, de janeiro a outubro, já são 3.986 ações. "Isso sem contar as cartas precatórias ", completa Dantas Oliva, ressaltando que este número pode chegar a mais de 4 mil processos.

 

Arte e Justiça

Um diferencial da Semana de Conciliação realizada no Fórum de Prudente foi a presença de artistas de diversas áreas durante os trabalhos. "Mudou significativamente o ambiente e por isso acredito que o objetivo foi atingido", relata o magistrado. "Transformamos os quatro pavimentos do Fórum em palcos e galerias, onde desfilaram músicos, atores e dançarinos, que transformaram um ambiente naturalmente tenso em um espaço alegre e descontraído, permitindo que as pessoas entrassem mais receptivas para as audiências", pontua.

O juiz titular da 1ª Vara destaca ainda o trabalho realizado pelos juízes Katia Liriam Pasquini Braiani, Rogério José Perrud, Regis Antonio Bersann Niedo, Vanessa Maria Sampaio Villanova Matos e Tabata Gomes Macedo Leitão que, assim como ele, "saíram exaustos, mas gratificados e com a sensação de dever cumprido".

 
Publicidade

Veja também