Semav inicia recolhimento de 50 carros abandonados

Trabalho da pasta começou ontem e segue nos próximos dias, com o objetivo de promover o bem à saúde e segurança da população; denúncias podem ser feitas pelo 156

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 04/04/2019
Horário 03:00
Semav - Equipe recolheu 5 dos 50 veículos na lista de abandonados; carros podem servir de criadouro ao mosquito da dengue
Semav - Equipe recolheu 5 dos 50 veículos na lista de abandonados; carros podem servir de criadouro ao mosquito da dengue

Começou ontem, em Presidente Prudente, a operação intitulada “Lata Velha” e que como o próprio nome sugere, objetiva recolher veículos em estado de abandono das vias públicas, com a finalidade de, principalmente, evitar riscos à saúde e segurança da população. Com uma lista inicial de 120 veículos que poderiam ser recolhidos, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) notificou os proprietários, o que fez com que a relação caísse para 50 e que começaram a ser confiscados ontem, quando cinco deles foram apreendidos. “A operação ainda não tem uma data de término prevista, nosso trabalho deve ocorrer enquanto a lista não for zerada”, informa o titular da pasta, Adauto Cardoso.

Segundo informações da Prefeitura, em alguns casos, os veículos abandonados se tornaram problema de saúde pública, já que estavam servindo, por exemplo, para a proliferação de inúmeros insetos, entre eles, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Com isso, a administração alega que a medida se faz necessária, já que a situação causava insegurança aos residentes das proximidades de onde estavam tais veículos.

Conforme o titular da Semav, desde o ano passado a Prefeitura contava com uma relação de 120 veículos, conhecimento obtido através de denúncias pelo telefone 156, sendo que todos os proprietários foram notificados para que dentro de 10 dias retirassem os automóveis do local. “Passado esse prazo, a gente fez uma publicação oficial e aguardamos mais 10 dias para ver se haveria alguma mudança no cenário. Ao término do prazo, vimos que restaram 50 veículos, sendo que eles serão recolhidos por meio de nossas equipes a partir de hoje [ontem]”.

Ainda conforme Adauto, os cinco foram encaminhados ao pátio municipal, uma vez que três deles estavam no Jardim Sabará, um no Jardim Eldorado e um na Vila Comercial. “Continuaremos o trabalho amanhã [hoje] e encaminharemos para o pátio, para que futuramente possamos disponibilizá-los para leilões, caso os proprietários não se manifestem”, finaliza o titular da Semav.

A Operação Lata Velha, assim como outras ações da Semav, tem origem a partir de denúncias da população feitas na Central de Atendimento 156.

SERVIÇO

Os interessados em relatar a presença de um veículo em situação de abandono, podem ligar na Central de Atendimento 156 da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas também no 3908-7011.

Publicidade

Veja também