Semifinalistas

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 25/09/2019
Horário 06:30
REUNIÃO Professor João Francisco Galera Monico troca experiências com pesquisadores do GFZ (DeutschesGeoForschungsZentrum), em Stuttgart
REUNIÃO Professor João Francisco Galera Monico troca experiências com pesquisadores do GFZ (DeutschesGeoForschungsZentrum), em Stuttgart

Bom dia

Sintonize sua vibração não há tempo para viver em vão.

Na Polônia

João Francisco Galera Monico, professor e pesquisador do Departamento de Cartografia da Unesp, participou de Simpósio sobre navegação por satélite, no final de agosto, em Olsztyn, na Polônia, onde apresentou dois trabalhos. De lá, voou para Zurique, na Suíça, onde tratou de “Aspectos Científicos e Fundamentais do GNSS/Galileo”.

Na Alemanha

Além dos trabalhos científicos na Polônia e Suíça, professor João Francisco Galera Monico fez quatro visitas técnicas na Alemanha, para apresentar atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Geodésia Espacial (GEGE), junto à Unesp. Também discutiu possibilidades de cooperação com o DLR (German Aerospace Center, em Neustrelitz, no GFZ (DeutschesGeoForschungsZentrum), em Stuttgart, no INS (Instituto de Navegação da Universidade de Stuttgart) e no KIT (Karlsuche Institue of Technoloogy), em Karlsuche.

Ex-alunos

Na sua viagem à Alemanha, professor Galera encontrou ex-alunos da Unesp que trabalham naquele país, Fabricio Prol, na DLR (German Aerospace Center, em Neustrelitz, e Cezar Francisco, na Universidade de Stuttgart, bem como um ex-aluno de Doutorado na UFPR, Gustavo Mansur.

Palestras

Ainda na programação da Semana do Idoso, o Centro de Convivência do Idoso Athia promoverá uma manhã de palestras com foco na terceira idade: “Cânceres de mama e de próstata”, pela médica geriatra Fernanda Lopes de Andrade; “Depressão e doenças emocionais na terceira idade”, pela médica psiquiatra Graziela D’Angelo Mota, e “Os direitos do idoso”, pelo Promotor de Justiça de Presidente Prudente, Marcelo Creste.  O evento será no Salão Paroquial da Catedral, no dia 3/10, a partir das 8h30. A participação é gratuita, aberta à interessados de Prudente e região, mas requer inscrição prévia para as 200 vagas disponíveis no auditório. Inscrições pelos telefones 2101-5566 e 2101-5594.

Pulsão

Convidada pelas gestoras da clínica Motiva, Cristiane Mezas e Rosangela Zamineli, a docente Rosilene Caramalac fez uma transmissão à psicanálise freudiana e lacaniana no último sábado (21). Conforme, Lacan foi o primeiro a marcar a importância do conceito de pulsão após Freud. “A sexualidade humana não tem nenhuma relação com a reprodução, e nós nos atrapalhamos nesse encontro afetivo. Em tempos onde se volta a falar mais fortemente em "normatização" dos corpos e da sexualidade, a psicanálise e o conceito de pulsão é uma reflexão essencial”, ponderou Rosilene.

Direito do consumidor

Comissão do Direito do Consumidor da OAB de Pres. Prudente realiza hoje e amanhã o

Simpósio de Direito do Consumidor. Evento conta com as participações da advogada paulistana Rosana Chiavassa, do juiz Silas Santos -  da 2ª Vara Cível desta comarca e da advogada Shemara Yamada - diretora executiva do Hospital Yamada. Dentre os assuntos tratados no Simpósio, será abordado o tema: "Planos de Saúde e o Direito do Consumidor".

RAPIDINHAS

...

Gente inocente acredita em tudo que recebe e imediatamente compartilha nos grupos de WhatsApp, contribuindo para disseminar fake news.

...

Cidade da Criança é divulgada essa semana na Abav 2019, uma das maiores feiras de turismo da América Latina.

...

Inaugurado ontem a noite o mais novo espaço de eventos da cidade, o Palazzo Salvattori.  Mais informações na coluna de amanhã.

...

Banca do Tênis e Forno Doce vendem os convites para a comédia “Até que o Tinder nos separe”, em cartaz dia 28 de setembro, no Teatro Cesar Cava.

...

Ponto final: Respire fundo. Isso acalma a mente.

 

REUNIÃO Henrique Chagas, Cláudia Elaine Pereira, Alcione Dundes, Rosilene Caramalac, Daniela Guimaro, Cristiane Mezas, Eliane Ambrosi e Nathália Lisboa, após a aula sobre Freud e Lacan, no Centro de Estudos Psicanalíticos

REUNIÃO Professor João Francisco Galera Monico troca experiências com pesquisadores do GFZ (DeutschesGeoForschungsZentrum), em Stuttgart

REENCONTRO Professor Francisco Galera (esq.) com ex-alunos da Unesp, que trabalham na Alemanha, Cesar Francisco e Fabrício Prol, e o ex-aluno de Doutorado, Gustavo Mansur

Publicidade

Veja também