Seminário debate sobre programa Ler e Escrever

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 03/12/2015
Horário 06:57
 

Com o início do mês de dezembro e o término do ano letivo nas escolas estaduais da região, ocorreu na manhã de ontem, na Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, o 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Ler e Escrever, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. Na oportunidade foram discutidas, entre os representantes de dez municípios da região, as atividades desenvolvidas ao longo de 2015, bem como o compartilhamento de ideias e exemplos.

As 50 pessoas que participaram da reunião tiveram a oportunidade de ouvir, das 8h30 às 17h, os métodos de aplicação do programa, divulgados por escolas das dez cidades. Apresentações que foram divididas em aproximadamente meia hora cada, e discutiram sobre os temas centrais do planejamento, que visa à produção de texto, leitura, qualidade e sistema de ensino aos alunos do ciclo 1, matriculados no 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

De acordo com a coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental da Diretoria de Ensino, Caroline Rezende de Souza, o objetivo do evento é promover o maior diálogo entre as instituições de ensino, assim como proporcionar a troca de experiências entre as mesmas. "Este programa é o currículo para o ciclo 1, e está sempre em movimento. Devemos, portanto, sempre renovar nossas intenções", acrescenta.

Conforme a formadora da equipe central do programa Ler e Escrever, responsável pelo polo de Prudente, Carla Tocchet, a ocasião é considerada uma cadeia formativa, uma vez que envolve a participação de formadores, PCNPs (professores coordenadores do Núcleo Pedagógico) e PCs (professores coordenadores). Juntos, eles multiplicam as informações, criando uma corrente até a coordenação de cada unidade e, consequentemente, chegando aos alunos. "Este espaço do seminário é mais uma etapa do programa", informa.

 

Férias

A Diretoria de Ensino informa que o dia 23 de dezembro marcará o encerramento do período de 2015, onde esta data engloba a conclusão de avaliações e conselhos de classe. Já o regresso, como expõe, ainda não possui dia oficial. "Conforme os anos anteriores podemos dizer que voltaremos no dia 1º de fevereiro, mas logo teremos o calendário-piloto", acrescenta.

 
Publicidade

Veja também