Semob inicia implantação de semáforos na rotatória do Cristo

Pasta prevê concluir trabalhos em cerca de 15 dias para entrar na fase de testes; medida foi necessária devido à fila excessiva de veículos e ocorrência de acidentes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/03/2022
Horário 17:13
Foto: Geraldo Gomes
Trabalhos começaram com preparação das estruturas e fixação das colunas para os semáforos
Trabalhos começaram com preparação das estruturas e fixação das colunas para os semáforos

A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) iniciou a implantação de sinalização semafórica na rotatória do Cristo, entre as avenidas Manoel Goulart, Elson Neres da Silva e Rua Cyro Bueno, em Presidente Prudente.

No cruzamento que receberá vários dispositivos semafóricos, os trabalhos começaram nesta semana com a preparação das estruturas e a fixação das colunas para os semáforos. A previsão de conclusão da instalação dos aparelhos é de aproximadamente 15 dias para entrar em fase de teste e início oficial do sistema.

Para isso, foram realizados estudos técnicos, já que a rotatória do Cristo apresentava duas problemáticas: fila excessiva de veículos, chegando a cerca de 350 metros de extensão, conforme monitoramento da Semob, e a ocorrência de acidentes. Conforme levantamento da pasta junto à Polícia Militar, 53 acidentes foram registrados entre 2019 e 2021.

A Semob iniciou as análises para identificar as causas e chegou à conclusão de que ambos os problemas ocorriam porque não havia brechas suficientes para a transposição do cruzamento devido à quantidade de veículos. Outro ponto é que o cruzamento possui elevado número de movimentos conflitantes e as normas de preferência de passagem não eram respeitadas.

Para solucionar as dificuldades de transpor o cruzamento, a Semob, por meio da implantação de sinalização semafórica, pretende solucionar a alternância do direito de passagem e, consequentemente, garantir a redução do número de conflitos.

Veja também