Semob registra 5.677 infrações de trânsito neste ano

Devido à restrição da circulação de pessoas no quadrimestre de 2020, número foi menor e totalizou 2.817

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 27/06/2021
Horário 05:24
Foto: Roberto Kawasaki
Titular da Semob, major Luiz Edson de Souza
Titular da Semob, major Luiz Edson de Souza

No primeiro quadrimestre de 2021, a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) registrou aumento de 101,52% no total de infrações de trânsito registradas em Presidente Prudente. O número saltou de 2.817 para 5.677 no comparativo entre janeiro e abril de 2020, conforme o levantamento fornecido à reportagem.

“Em 2020 as infrações tiveram um número mitigado, por conta da circulação de pessoas no começo da pandemia, e neste ano, praticamente as atividades começaram a voltar”, afirma o secretário da Semob, major reserva da Polícia Militar, Luiz Edson de Souza. “Pelo fato de o comércio estar fechado, manteve aquela fiscalização voltada à orientação, esclarecimento, e teoricamente, as pessoas não deveriam estar circulando”, esclarece.

Ainda conforme o balanço, neste ano, radares também passaram a registrar a parada em local proibido e o avanço ao sinal vermelho, o que pode aumentar ainda mais as chances de flagrantes, além das observadas pelos agentes. “Se não houver uma atividade mais incisiva do poder público, as pessoas acabam relaxando e descumprindo mais as leis. Então, começamos a fazer orientação também com autuação, por isso o índice ficou extremamente elevado, principalmente nos últimos meses”, afirma o titular.

Entre as infrações mais frequentes, conforme o major, estão: passagem em semáforo vermelho, excesso de velocidade e parada sobre faixa de pedestre, a última, recorrente e mais registrada por agentes e radares que captam esse tipo de parada. “As autuações por excesso de velocidade e passagem em semáforo fechado, a gente entende que deveria ocorrer maior incidência durante a semana, quando as pessoas transitam mais. Porém, se for tratar proporcionalmente, ocorrem mais aos fins de semana e feriados”, afirma Edson.

 

Trechos de atenção

A Avenida Manoel Goulart é a que apresenta maior índice de passagem em semáforo vermelho e excesso de velocidade em toda a sua extensão. De acordo com o secretário, ela é dotada de radares reguladores de velocidade, e não redutores, exceto o que fica próximo ao cruzamento com a Coronel Marcondes, onde a velocidade da via é reduzida de 60 km/h para 50 km/h. “Foi instalado aquele redutor exatamente porque o índice de acidente naquela região era elevado, e mesmo assim ainda ocorrem infrações”.

Já em relação à rodovia, merecem atenção a Comendador Alberto Bonfiglioli, Raimundo Maiolini, Estrada da Amizade e, a considerada “mais perigosa”, a Ângelo Rena. “Nela, ainda não temos a implantação de radares, mas nós vamos instalar, porque é um mecanismo de defesa, de controle e que com certeza vai reduzir ainda mais o índice de acidentes”, afirma Edson, que lembra: “a maior parte das infrações de trânsito e acidentes que ocorrem naquela região da Ângelo Rena não são por culpa da via, mas por desrespeito às normas e imprudência do condutor”.

 

Campanha de trânsito

A fim de contribuir para a reeducação do trânsito, a Semob tem adotado medidas nas redes sociais e na imprensa, a fim de deixar o motorista ciente do respeito às normas. “Nossos agentes estão em trânsito, fazendo campanha de divulgação, esclarecimentos, orientação, principalmente, o de educação. Lembrando sempre, que o trânsito é composto por três pilares que sustentam a mobilidade urbana com segurança: a via, o veículo e o condutor. A via e o veículo têm que proporcionar segurança e sinalização, e o condutor tem que ser educado”, explica.

“E essa é nossa função, é assim que nós estamos fazendo e é assim que vamos agir, primeiro orientamos, corrigimos e, se for o caso, autuamos. Contamos sempre com o apoio da própria sociedade em dois aspectos: o primeiro, que sejam mais cumpridores das normas, e o outro, como estamos trabalhando com uma administração mais participativa, contamos com o apoio para nos ajudar a fiscalizar o trânsito; ou que nos avise, ou que procure essa pessoa e a oriente.. O órgão executivo de trânsito não está aqui simplesmente para autuar, estamos aqui para reduzir e nossa meta é reduzir o índice de acidente, paralelo a atividade de também reduzirmos o índice de autuações, porque não é nosso objetivo ficar autando as pessoas”.

 

INFRAÇÕES EM 2020
Infração Janeiro Fevereiro Março Abril
Deixar de usar cinto de segurança 195 198 202 384
Estacionar em local proibido 436 565 344 225
Parar em local proibido 29 35 20 8
Avançar sinal vermelho 72 36 35 33
TOTAL 732 834 601 650
Fonte: Semob        
         
INFRAÇÕES EM 2021
Infração Janeiro Fevereiro Março Abril
Deixar de usar cinto de segurança 333 360 362 202
Estacionar em local proibido 371 300 252 189
Parar em local proibido 204 536 1.238 1.079
Avançar sinal vermelho 53 93 44 61
TOTAL 961 1289 1896 1531
Fonte: Semob        
         
Publicidade

Veja também