Senar e Sindicato Rural de Prudente promovem festival gastronômico

Raízes do Oeste Paulista: evento marca fechamento do Programa de Turismo Rural, que teve início em fevereiro deste ano e será encerrado em dezembro

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 28/11/2025
Horário 06:03
Foto: Cedida
Festival Gastronômico - Raízes do Oeste Paulista foi realizado quarta, no Pesqueiro Chácara do Sol, em PP
Festival Gastronômico - Raízes do Oeste Paulista foi realizado quarta, no Pesqueiro Chácara do Sol, em PP

Na quarta-feira, foi realizado no Pesqueiro Chácara do Sol, em Presidente Prudente, o Festival Gastronômico - Raízes do Oeste Paulista, como fechamento do Programa de Turismo Rural promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Presidente Prudente.

O programa, segundo o instrutor do Senar, Clodoaldo Reis, teve início em fevereiro deste ano com dez módulos, encerrando em dezembro. O festival foi o módulo 9. “No Festival Gastronômico, os alunos são responsáveis pelo evento, eles analisam toda a história da região, a história do município e toda a história das propriedades. Eles têm um ano para planejar o evento e aqui eles optaram por fazer então Raízes do Oeste Paulista. É um módulo onde os alunos colocam em prática tudo que aprenderam durante o ano”.

Clodoaldo explica que no próximo mês (módulo 10), será feita uma análise técnica do evento - se deu lucro ou se daria prejuízo. “Nós faremos uma grande avaliação de tudo, e então vamos saber se ele vai acontecer novamente ou não, isso vai depender dos alunos. Eu acredito que esse festival, com essa turma que teve, que estão extremamente motivados, vai ter uma segunda, terceira, quarta edição. Eu imagino que eles irão dar sequência nesse festival por conta própria”. 

De acordo com Clodoaldo, o trabalho do Senar é ensinar e motivar, e que agora é prensar em obter recursos para a próxima edição. “Semente plantada é missão concluída. Agora se eles vão continuar ou não, só depende deles”.

Programa de Turismo Rural

No Programa de Turismo Rural do Senar, os alunos aprendem sobre vários aspetos como:

-Módulo 1: oportunidade de empreendimentos, entendendo um contexto geral de turismo que pode ser feito ou não;
- Módulo 2: trabalha com identidade e cultura;
- Módulo 3: planejamento financeiro - estudo de viabilidade financeira;
- Módulo 4: atrativos em áreas naturais, onde se fala de produtos, rotas rurais para visitar plantação, passeio a cavalo, atividades em águas;
- Módulo 5: fala sobre ponto de venda;
- Módulo 6: meios de hospedagem, trabalha camping, pousada, hotel;
- Módulo 7: parte de alimentação;
- Módulo 8: atendimento;
- Módulo 9: Festival Gastronômico;
- Módulo 10: avaliação final.

O Senar, segundo o instrutor, tem como foco a aprendizagem rural. “O objetivo é trabalhar com o proprietário rural, com a família do proprietário rural e com os funcionários e colaboradores da propriedade rural. O Senar trabalha em parceria com o Sindicato Rural de cada município”.

Importância

Sobre a importância dessa iniciativa, Clodoaldo ressalta que é levar informação e conhecimento ao homem do campo. 

“Hoje o homem do campo tem uma propriedade rural, tem um sítio, tem uma chácara, muitas vezes até uma fazenda e ele olha aquilo e fala ‘meu Deus, só gasto dinheiro’. Então nós vamos na contramão, com pouco investimento e muita criatividade, fazer com que as pessoas dos grandes centros venham para o meio rural pra ter uma vivência rural, pra ter a experiência de entrar num colhe e pague, de colher a jabuticaba no pé, de fazer a colheita do morango, são várias experiências que a gente pode trazer e ser trazida. Principalmente hoje que a gente vive numa sociedade extremamente pragmática, onde as pessoas vivem essa loucura, essa correria, esse estresse”. 

Então, segundo ele, a ideia é fazer com que essa pessoa possa ir para o meio rural. “E, por mais simples que seja a propriedade rural, ela vai conseguir ter uma vivência e ótimas experiências”.

Cedida

Instrutor do Senar, Clodoaldo Reis, e os alunos do Programa de Turismo Rural



 

Publicidade

Veja também