Black Friday: expectativa do comércio de Prudente é otimista

Sincomércio e FecomercioSP avaliam a data como um “aquecimento” para as vendas de Natal

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 27/11/2025
Horário 18:17
Foto: Cedida
Loja Le Postiche está oferecendo 50% de desconto em alguns produtos e mais 20% na loja toda
Loja Le Postiche está oferecendo 50% de desconto em alguns produtos e mais 20% na loja toda

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do comércio e ocorre tradicionalmente no mês de novembro, na última sexta-feira do mês. A data, originada nos Estados Unidos, espalhou-se pelo mundo e se tornou um grande marco de promoções, impulsionando vendas no varejo físico e online. Em Presidente Prudente, lojistas estão otimistas para a data, que é considerada um “aquecimento” para as vendas de Natal.

Segundo o economista Thiago Carvalho, assessor da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), embora o cenário seja de difícil previsão, as expectativas são otimistas. “De um lado juros elevados, inflação ainda acima do teto da meta, inadimplência das famílias em alta, acabam desestimulando o consumo. Do outro, um mercado de trabalho aquecido, além de propiciar um aumento no contingente de pessoas com capacidade de consumir, garantirá uma maior injeção de recursos do 13º salário na economia, podendo trazer um fôlego para as vendas”.

Segundo o economista, os resultados da Black Friday na região de Presidente Prudente devem ser positivos. As vendas do varejo da região cresceram 7,1% em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado (último resultado disponível) e acumulam alta de 9,8% nos últimos 12 meses, desempenho acima do apurado no Estado de São Paulo.

Para o presidente do Sincomércio (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Presidente Prudente e região), Vitalino Crellis, para esta Black Friday, as expectativas são bastante positivas. “Todos os anos registramos um crescimento nas vendas entre 40% e 60% em relação aos dias normais, e acreditamos que este ano seguirá o mesmo ritmo, mantendo um desempenho forte no comércio local, considerando o movimento típico deste período”.

Aquecimento para o Natal

Considerada um aquecimento para as vendas de fim de ano, a Black Friday, segundo o economista, funciona como um momento estratégico para o comércio impulsionar o movimento nas lojas e estimular o consumo antes do Natal. Ela marca o início oficial da temporada mais forte do varejo, ajudando lojistas a avaliarem tendências, ajustarem estoques e conquistarem clientes que já começam a planejar as compras natalinas. “Algumas pessoas antecipam as compras de Natal, mas é preciso ter em mente que, na Black Friday, o consumidor costuma fazer compras para uso próprio e não para presentear. Por isso, segmentos como eletrodomésticos, eletrônicos, farmácias acabam se destacando”.

O presidente do Sincomércio também afirma que a Black Friday é um “bom aquecimento” para as vendas de Natal. “O Natal tradicionalmente é um período de vendas muito forte, pois o consumidor está habituado a presentear familiares nessa época. Acreditamos que, neste ano, o movimento para o Natal seguirá aquecido, mantendo o comércio em ritmo intenso”.

Orientação aos lojistas

Thiago Carvalho dá algumas orientações aos lojistas para a Black Friday, como estar atento aos aspectos operacionais e da organização da loja para atender os clientes. “É fundamental que o varejista aproveite esse período para fazer promoção/liquidação do estoque de mercadorias que está parado na loja. Em tempos de juros altos, ficar com o estoque parado é extremamente prejudicial para as finanças da empresa”.

Outra dica é oferecer um preço diferenciado para quem efetuar o pagamento com PIX. De acordo com ele, o dinheiro cai na conta imediatamente e a um custo menor do que outros meios de pagamento como cartão de crédito.

Expectativa

Alguns lojistas já estão apostando em descontos atrativos para o consumidor. Na loja Le Postiche, a proprietária Lívia Scorpioni Jorge Malacrida disse que vários itens já estão com 50% de desconto. “Malas e bolsas de outras coleções já estão com esse desconto bem significativo. A rede Le Postiche tem a campanha Bag Friday, que dura todo o mês de novembro”.

Livia ressalta que a Black Friday tem seus prós e contras. “Conseguimos liquidar produtos em estoque, quando todos estão buscando oportunidades de adquirir produtos de qualidade com custos bem reduzidos, e ao mesmo tempo, os clientes ficam esperando o final de semana oficial da Black Friday, acreditando que os valores podem reduzir ainda mais”.

Ela acredita que as vendas podem superar as vendas do ano passado. “Considerando que aplicamos descontos significativos em produtos parados em estoque e também um desconto de 20% em toda a loja, é uma ótima oportunidade para os clientes garantirem os melhores preços e anteciparem as compras de Natal”.

Na loja Antonio Orlando, de roupas masculinas, vários artigos estão com descontos de até 60%. “A Black Friday é uma forma de vender produtos de ponta de grade em perfeito estado, além da grade completa. É o momento que o cliente tem uma verba a mais - o 13º salário - para comprar e aproveitar o produto, que para o lojista não é mais interessante manter na loja. É um ótimo momento econômico para girar mercadoria”.

Foto: Cedida


Na Antônio Orlando, descontos em alguns artigos vão até 60%

Publicidade

Veja também