Sensibilizada, população triplica doações de sangue

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 18/02/2017
Horário 07:39



Ontem, até às 17h, 139 pessoas doaram sangue no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, motivadas pela solidariedade às vítimas do acidente que envolveu dois ônibus, em Mirante do Paranapanema, na madrugada de quinta-feira. Como um dos coletivos transportava estudantes de Teodoro Sampaio, diversos moradores do município se dirigiram à instituição tentando ajudar amigos e parentes que se encontravam internados. O número contabilizado ontem, conforme a Assessoria de Imprensa do hospital, é três vezes maior que as cerca de 30 a 40 doações que recebe diariamente. Na quinta-feira, os registros chegaram a 100.

Jornal O Imparcial Ontem, 139 pessoas fizeram doações de sangue no Hospital Regional de Prudente até às 17h

Alguns doares chegaram a reclamar da demora no atendimento. No entanto, o HR informa que isso se deve à elevada procura, sendo que a equipe de coleta de sangue precisou estender o horário de atendimento em função do volume de interessados. "A solidariedade move os doadores. Foi uma mobilização social por amigos e parentes das vítimas envolvidas. Muitas pessoas são de Teodoro Sampaio", expõe a assessoria.

 

Demanda contínua


Destaca o hospital que a demanda momentânea é importante, pois foi motivada pela solidariedade. Sendo assim, as chances de quem fez a doação se tornar um doador contínuo é grande. "Porém, pedimos para que as pessoas venham nas próximas semanas, e não todas nesse fim de semana, pois os elementos do sangue têm validade de 5 a 7 dias", frisa. Ainda lembra que a instituição normalmente atende com déficit de 20% a 30%. Isso porque a demanda é em média por 700 bolsas de sangue por mês, enquanto o ideal seria 900.

 

Em reforma


No Hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia, a orientação também é para que a população volte a doar sangue nas próximas semanas. Isso porque, o espaço passa por reforma, que deve se estender até dezembro, a fim de dobrar a capacidade estrutural para os atendimentos. Enquanto isso, a área disponível para coleta de sangue está reduzida, portanto, a necessidade de receber os doadores aos poucos. "Tivemos aumento na procura após o acidente com os ônibus, mas orientamos aos doares que venham na próxima semana. Atualmente, o que estamos recebendo está dando para atender a demanda", pontua a agente em captação, Zenaide Brito.

 
Publicidade

Veja também