Ser sustentável também é ter atitudes de consumo consciente

EDITORIAL -

Data 26/02/2019
Horário 04:59

Nos dias de hoje, muito tem se falado sobre sustentabilidade. Este termo envolve atender aos anseios do presente sem comprometer a possibilidade de as futuras gerações também satisfazerem suas necessidades. Dentro, então, deste contexto, é possível ter inúmeras atitudes que favoreçam este conceito e tornem hábitos normais em ações de sustentabilidade.

Vale ressaltar que diversos atos podem ser taxados desta forma. Ações que são realizadas, até sem pensar, mas, que se forem analisadas, é a mais pura sustentabilidade.

Ser sustentável vai muito além do plantio de árvores e reciclagem. Adotar hábitos sustentáveis no dia a dia ajuda a reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos que uma sociedade provoca na natureza. Até o consumo de inúmeras coisas, feitas de maneira consciente, impacta diretamente na sustentabilidade.

Um exemplo de tudo isso que foi citado, ocorreu no Sesc Thermas de Presidente Prudente, durante uma feira de trocas, no fim de semana. A sustentabilidade pode ser encontrada neste local. Livros, discos de vinil, roupas novas e usadas, ilustrações e desenhos são alguns dos materiais expostos no local e que as pessoas que passaram pela Área de Convivência do Sesc puderam conferir. À reportagem, a coordenadora de programação da unidade, Ana Paula Ambrósio, explicou que o significado de tudo isso é promover e trabalhar a ideia do consumo consciente.

Diminuir o consumo de descartáveis, o consumo de água, utilizar transportes alternativos, evitar plásticos e dar valor aos recicláveis, são exemplos de atitudes sustentáveis. E a troca de itens, favorecendo o consumo consciente, também colabora de maneira direta com o meio ambiente. É uma forma de promover a troca, evitar um gasto excessivo com roupas e ter a chance de encontrar peças mais diferenciadas e únicas. Ou seja, e o consumo consciente está diretamente ligado à sustentabilidade.

Cuide da natureza, seja feliz e colabore para um futuro melhor e mais saudável para as próximas gerações.

Publicidade

Veja também