Serviço do Ministério da Saúde identifica fake news

Cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede

José Reis -  Objetivo do serviço é desmentir fake news, por meio de canal aberto e direto com a população
José Reis - Objetivo do serviço é desmentir fake news, por meio de canal aberto e direto com a população

Em três meses de funcionamento, o Serviço Social de Combate às Fake News, do Ministério da Saúde, recebeu 3.860 mensagens sobre temas diversos, sendo identificadas 825 notícias falsas, ou 21,37% do total. O objetivo é desmentir as tão propagadas fake news, por meio de um canal aberto e direto com a população, e, assim, evitar a circulação de informações erradas. Quando tais notícias envolvem a área da saúde, o prejuízo é ainda maior, como explica o clínico geral de Presidente Prudente, André Genaro.

“Essa prática faz com que muitos pacientes desistam dos tratamentos ou não aceitem o procedimento adequado. Cria-se uma resistência”, pontua o médico. Para não cair nas fake news, ou quando se depararem com mensagens duvidosas, os cidadãos devem enviar a informação para o número (61) 99289-4640. A partir daí, as áreas técnicas do Ministério da Saúde serão acionadas, e uma resposta será gerada confirmando se os dados são verdadeiros ou falsos. É válido ressaltar que o canal é exclusivo para essa finalidade, portanto, não deve ser utilizado como serviço de atendimento ao cidadão.

Para André Genaro, a nova ferramenta disponibilizada pelo governo federal à população pode auxiliar, desde que as informações ofertadas, de fato, estejam corretas. “Mas é importante que o paciente busque esclarecimentos com o médico condizente com a especialidade correspondente aos problemas e às dúvidas apresentadas”, orienta.

Conforme o Ministério da Saúde, a proposta preza pelo bom funcionamento do canal, de forma que haverá um alerta a usuários que enviarem mensagens mais de uma vez sobre o mesmo assunto, ou temas que desviem do propósito da iniciativa. Se o canal continuar a ser utilizado indevidamente, pode ocorrer o bloqueio do usuário.

SAÍBA MAIS

Uma das notícias analisadas pelo programa é “Água quente de coco e cura do câncer”, que trata-se de um conteúdo falso, conforme o serviço. Esclarece que, apesar da redução do consumo de açúcar ser benéfica para a saúde e para a prevenção do câncer, uma vez que a doença está instalada, não há alimentos ou medidas milagrosas capazes de eliminá-la. O paciente de câncer deve buscar orientação médica, seguir o tratamento proposto pelo especialista e evitar buscar soluções milagrosas divulgadas de forma imprudente nas mídias sociais.

Publicidade

Veja também