Sesau prevê contratação emergencial de médicos

“Estamos em uma situação de surto de dengue, isso significa que quando a pessoa chegar à unidade, ela encontrará pelo menos oito, dez pessoas também esperando pelo atendimento, pois o número de casos é muito grande"

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 17/02/2016
Horário 11:52
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente) iniciará nos próximos dias uma contratação emergencial de médicos, por meio do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), para o atendimento específico de pacientes com suspeita de dengue nas unidades municipais de saúde.

Conforme o titular da pasta, Sérgio Luís Cordeiro de Andrade, a primeira unidade a receber a contratação será o Pronto-Atendimento do Jardim Santana, ainda sem data específica definida, e as demais receberão os profissionais conforme a demanda registrada e a necessidade de um médico específico para os atendimentos relacionados às doenças transmitidas pelos Aedes aegypti.

O secretário de Saúde faz um apelo à população para que haja paciência em relação ao tempo de espera para os atendimentos. "Estamos em uma situação de surto de dengue, isso significa que quando a pessoa chegar à unidade, ela encontrará pelo menos oito, dez pessoas também esperando pelo atendimento, pois o número de casos é muito grande", declara.

Sérgio diz acreditar que em breve os casos poderão diminuir por conta das ações de combate intensificadas pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). Ele ressalta ainda que hoje a Sesau está custeando os exame de diagnóstico da dengue, realizados pelo Laboratório de Análises Unilab com os materiais coletados nas unidades de saúde, visando justamente trazer celeridade aos diagnósticos.

Atualmente, Prudente contabiliza mais de 2 mil casos de dengue confirmados, além de aguardar por laudos do Instituto Adolfo Lutz para confirmar pelo menos duas possíveis mortes por dengue, a de Miguel Torres Sanches e a de Jorge Higa, como noticiado por este diário. No início do ano já houve a confirmação de um óbito em decorrência da doença. O secretário municipal de Saúde esclarece que os resultados ainda não foram encaminhados, por conta da grande demanda enfrentada pelo instituto.

"Há uma demora maior hoje para o envio desses documentos, mas é algo natural, visto que o Adolfo Lutz atende 45 municípios no Estado que também estão com aumento nos casos de dengue", declara o titular da Sesau. Ele ressalta que é necessário aguardar pelos laudos, visto que muitos dos pacientes cuja morte é atribuída à dengue são idosos e têm outras patologias, como problemas cardiológicos, diabetes e hipertensão, o que dificulta uma noção exata da causa da morte sem o resultado do exame.

 Atendimentos


A demanda de atendimentos de pacientes com suspeita das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti não cresceu apenas nas unidades de saúde municipais, mas também nos hospitais de Prudente. Conforme a Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Misericórdia, na unidade hospitalar, hoje a primeira causa de internação é dengue. Em virtude da epidemia estima-se que os atendimentos tiveram aumento de 70%, e até agora já foram 72 internações por conta da doença.

O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, por sua vez, informa que ainda não tem dados consolidados sobre o número de pacientes atendidos com dengue. Todavia, salienta que cerca de 70% dos atendimentos com suspeitas da doença são pacientes do grupo A (o mais leve entre os quatro grupos), que podem ser notificados e assistidos em unidades básicas de saúde.
Publicidade

Veja também