Sesau registra 35% de absenteísmo em consultas agendadas na rede municipal

Segundo o secretário da pasta, Breno Erbella, no período de janeiro a maio foram disponibilizadas aproximadamente 105 mil consultas, e destes, 37 mil usuários agendados não compareceram

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/06/2023
Horário 04:02
Foto: Cedida
Pacientes em demanda espontânea ou com agendamento posterior podem ser encaixados quando há aviso de desistência 
Pacientes em demanda espontânea ou com agendamento posterior podem ser encaixados quando há aviso de desistência 

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, a rede municipal de Atenção Primária à Saúde dispõe de 24 equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e 25 EAPs (Equipes de Atenção Primaria) para atender a população. E, no período de janeiro a maio, foram disponibilizadas aproximadamente 105 mil consultas, e destes, 37 mil usuários agendados não compareceram, o que representa 35% de absenteísmo. O que, segundo o secretário da pasta, Breno Luis Erbella Casari, compromete o atendimento diário, reduzindo ainda a oferta de outras pessoas que necessitariam de um atendimento.

“Os pacientes precisam ter consciência sobre a importância de sempre comunicar com antecedência a unidade sobre o cancelamento de uma consulta, para que a agenda do profissional seja mais otimizada, auxiliando na diminuição do tempo na fila de espera e não prejudique o processo de trabalho”, acentua o secretário, mencionando que o usuário pode informar a desistência de sua consulta tanto por telefone, quanto presencialmente ou ainda por terceiros - avisando os funcionários ou o próprio agente comunitário da sua área.

Breno explica que, atualmente, devido ao grande fluxo de atendimentos, as unidades não conseguem confirmar os agendamentos de consultas de todos os pacientes. “Mesmos os que são confirmados, às vezes não comparecem, devido ao esquecimento da data marcada; por outros motivos ou imprevistos; ou até à falta de comprometimento dos mesmos”, frisa o titular da Sesau.

Ele acentua que o aviso antecipado é fundamental, porque ainda existe a possibilidade de encaixar outros pacientes nos horários dos faltosos. “Quando o cancelamento é feito com antecedência, a equipe consegue encaixar outras pessoas que necessitem de uma consulta médica mais imediata, seja por um paciente em demanda espontânea ou que já estão agendados em datas posteriores”, pontua o secretário.

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Breno diz que é preciso ter consciência sobre a importância em comunicar com antecedência a ausência

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