Sesc abre inscrições gratuitas para cursos de artes têxtil e visual 

Público pode se inscrever para arte-colagem, técnica oriental Boro para reparo de roupas, observação astronômica e literatura infantil

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 08/03/2024
Horário 09:05
Foto: Pixabay
Laboratório de Costura abriu a programação no Espaço de Tecnologia e Artes
Laboratório de Costura abriu a programação no Espaço de Tecnologia e Artes

O Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza neste mês cursos e oficinas gratuitos para faixas etárias diversas, a partir dos 10 anos. As atividades envolvem áreas como costura, arte-colagem e astronomia. 

O Laboratório de Costura abre a programação no Espaço de Tecnologia e Artes, mediado pela costureira e artesã Cida Santos. Este é um ateliê livre com máquinas de costura disponíveis tanto para aqueles que são iniciantes quanto para os mais avançados na arte de coser. A oficina também oferece estudos e a oportunidade de iniciar novas criações. A atividade já começou e ocorre de 6 de março a 24 de abril, das 14h30 às 17h. Para participar, é necessário retirar senhas no local; a classificação etária é a partir de 16 anos.  

Outra linguagem trazida em curso no Sesc Thermas é a Arte-Colagem Manual, com a artista visual e performer multimídia, Lizis. Ela apresenta a técnica de colagem analógica, através do pensamento criativo e da arte-colagem com diversos materiais e objetos do cotidiano, estimulando o pensamento crítico por meio de seus significados e simbolismos.  

A atividade ocorre de 19 a 21 de março, de terça a quinta, das 19h às 21h, no Espaço de Tecnologia e Artes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo aplicativo Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou direto na Central de Relacionamento do Sesc Thermas (mediante agendamento prévio). 

Outras atividades

Dando seguimento à programação de março, acontece o curso Arte Têxtil: Boro, que aborda uma técnica japonesa tradicional para reparo de roupas. A arquiteta e artesã, Lara Calvo, ensina, através da metodologia oriental dos séculos XVIII e XIX, o processo de reciclagem de roupas que surgiu na época como forma de aproveitar toda a vida útil de uma peça, unindo retalhos de diferentes tecidos para restaurar ou criar itens. 

Neste curso, serão apresentados conceitos técnicos e os participantes poderão criar suas próprias peças. É recomendável que eles tragam tecidos ou materiais reutilizados para a confecção dos projetos.  

A oficina ocorre de 14 a 28 de março, às quintas-feiras, no Espaço de Tecnologia e Artes, das 14h30 às 16h30. Interessados, com 16 anos ou mais, podem se inscrever gratuitamente pelo aplicativo Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou direto na Central de Relacionamento do Sesc Thermas (mediante agendamento prévio). 

Já a vivência de Observação Astronômica ocupa a noite do Bosque do Sesc Thermas com os especialistas Gabriel Dias, doutor em Física, e João Pimenta, mestre em Geografia. Eles trazem equipamento apropriado para o público contemplar os astros e ajudam na compreensão e identificação. A experiência será aberta a todos, no dia 20, quarta, das 19h às 21h. 

Também já estão abertas as inscrições para um curso que ocorre no começo de abril. “O livro para as infâncias” traz a pedagoga e contadora de histórias Ana Paula Carneiro para, a partir de encontros teóricos e práticos, contribuir com a formação de mediadores de leitura e contadores de histórias, expandindo as possibilidades de pensar o livro para a infância, com base nas diretrizes contemporâneas para a formação de leitores e as políticas públicas de acesso à literatura. 

A atividade acontece de 2 a 6 de abril, sendo de terça a sexta, das 18h30 às 21h30; e no sábado, das 10h às 13h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo aplicativo Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou na Central de Relacionamento do Sesc Thermas (mediante agendamento prévio). O curso é voltado para o público a partir de 16 anos. 

SERVIÇO
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400. A programação completa que ocorre na unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Mateuzinho Umbigae

Arte-Colagem Manual ocorre de 19 a 21 de março

Estevão Salomão / Sesc Thermas

Vivência de Observação Astronômica ocupa a noite do dia 20 do Bosque do Sesc Thermas 

Publicidade

Veja também