Sesc abre inscrições gratuitas para cursos de serigrafia e cenografia 

Programação do mês ainda conta com vivência de astronomia, ateliê de costura e instrutoria sobre celular para idosos

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 04/04/2024
Horário 16:15
Foto: Pexels
Técnicas de Serigrafia: participantes aprenderão na prática o passo a passo da arte silk screen
Técnicas de Serigrafia: participantes aprenderão na prática o passo a passo da arte silk screen

Estão abertas as inscrições para dois cursos gratuitos de artes manuais promovidos pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente neste mês: técnicas de serigrafia e introdução à cenografia. Também há atividades sem necessidade de inscrição, como o laboratório de costura e o plantão de tira-dúvidas sobre celular para idosos. 

As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser feitas pelo aplicativo Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou na Central de Relacionamento do Sesc Thermas (mediante agendamento prévio).  

Para quem se interessa por estamparia, o curso Técnicas de Serigrafia, com o serigrafista Alexandre de Paula, ocorre nas quintas-feiras, dias 11, 18 e 25 de abril, das 14h30 às 16h30, no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc. Os participantes aprenderão na prática o passo a passo da arte silk screen, dando início na preparação da matriz até a estampa no tecido.  

Nos mesmos dias 11, 18 e 25, ocorre o curso Introdução à Cenografia, das 19h às 21h30, comandado pela professora e arquiteta, Jacqueline Sana. A proposta é que os participantes projetem um cenário para um espetáculo, passando pelos materiais e técnicas, concepção de estruturas modulares e um exercício de desenvolvimento do projeto em maquetes de papel.  

A ideia é que criem cenários flexíveis e adaptáveis, que podem ser facilmente modificados e reconfigurados para atender às necessidades de diferentes produções. “Esta oficina não é apenas para aspirantes a cenógrafos, mas para qualquer pessoa interessada em explorar a junção entre arte e tecnologia, criatividade e pragmatismo. Não é necessário ter experiência prévia em cenografia, apenas uma mente aberta e uma vontade de aprender”, explica Jacqueline.  

Mais atividades

Acontecendo desde março, segue aberto no Sesc Thermas o Laboratório de Costura, que funciona no Espaço de Tecnologia e Artes todas as quartas-feiras, das 14h30 às 17h, mediado pela costureira e artesã, Cida Santos. É necessário retirar senhas no local e a classificação etária é a partir de 16 anos. 

Em abril também ocorre mais uma sessão da vivência de Observação Astronômica no Bosque, com os especialistas Gabriel Dias, doutor em Física, e João Pimenta, mestre em Geografia. Eles trazem equipamentos apropriados para o público contemplar os astros. A experiência é aberta a todos os públicos, no dia 17, quarta, das 19h às 21h30.  

Já para os idosos, o curso Beabá do Celular acontece todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h, até o dia 25 de junho. Ministrado pelo educador, Leandro Barbosa, traz como objetivo ampliar os conhecimentos sobre os recursos básicos do celular, abordando configurações e uso de aplicativos. Dividido em três módulos sequenciais, tem as inscrições gratuitas que podem ser feitas diretamente na Central de Relacionamento. 

Além disso, para quem não deseja fazer o curso completo e tem dúvidas mais rápidas e pontuais sobre os aparelhos, também há o Plantão de Dúvidas sobre Celulares, que segue até 25 de junho, às terças, das 16h às 17h. A atividade é aberta, gratuita e ocorre no Espaço de Tecnologia e Artes. 

SERVIÇO 
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente

Freepik

No curso Introdução à Cenografia, participantes devem projetar um cenário para um espetáculo

Publicidade

Veja também