Sesc promove bate-papos com líderes de causas ambientais nesta semana em Prudente

Primeira conversa ocorre nesta quarta e abordará agroecologia e questão agrária no oeste paulista; programação segue até domingo

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/06/2023
Horário 16:00
Foto: Divulgação
Roberto Shirasaki, Fernanda Matheus e Carlos Feliciano conduzem encontro nesta quarta
Roberto Shirasaki, Fernanda Matheus e Carlos Feliciano conduzem encontro nesta quarta

O Festival Florestar, projeto que nasceu no Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas de Presidente Prudente e hoje acontece em diversas unidades da instituição no Estado de São Paulo, recebe diversos líderes de causas ambientais para bate-papos livres e gratuitos neste mês. São nomes como Ailton Krenak, Lidiane Damaceno Krenak, Amanda Costa, Marcelo Rocha, Fernanda Aparecida Matheus, Carlos Alberto Feliciano, entre outros estudiosos e especialistas. 

A primeira conversa ocorre nesta quarta-feira, às 19h30, na Área de Convivência do Sesc Thermas. O tema “Agroecologia e questão agrária no oeste paulista” tem a participação do professor Carlos Alberto Feliciano, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Agroecologia do Pontal do Paranapanema; da professora Fernanda Aparecida Matheus, engenheira agrônoma e especialista em estudos latino-americanos; e Roberto Yassuo Shirasaki, engenheiro agrônomo que atualmente trabalha com extensão rural na Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral)

A proposta é que os convidados dialoguem sobre o contexto agrário da região do oeste paulista, vislumbrando novos horizontes, propondo outros caminhos na produção e explanando sobre os potenciais e desafios para a transição agroecológica na região.   

Nesta quinta-feira, às 19h30, Amanda Costa e Marcelo Rocha falam sobre tema “Emergência climática e racismo ambiental”. Para este encontro, mediado por Fabiana Alves, animadora cultural do Sesc Thermas e pesquisadora filiada ao Nupe (Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), os convidados discutem sobre a intrínseca e indissociável relação entre as questões socioambientais e as desigualdades raciais e sociais do país. 

Amanda é diretora executiva do Perifa Sustentável e jovem embaixadora do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Já Marcelo Rocha é diretor executivo do Instituto AYÍKA, conselheiro do Greenpeace Brasil e membro do Comitê Consultivo em Net Zero do Pacto Global da ONU no Brasil. 

Já nesta sexta-feira, às 20h, acontece o bate-papo “O futuro é ancestral”, no Quintal. Nele, Ailton Krenak, filósofo, líder indígena, ambientalista, escritor e poeta da etnia Krenak se junta a Lidiane Damaceno Krenak, cacica na Terra Indígena Vanuíre, professora e coordenadora do grupo de dança Rhundhun Krenak Vanuíre, para compartilhar reflexões sobre a relação entre a cultura indígena e o mundo moderno. 

Dialogando sobre temas como ciência, espiritualidade, relação entre ser humano e natureza e a ideia de que "se há futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral, porque já estava aqui", o encontro tem como pano de fundo a noção de que é necessário reconhecer a sabedoria das comunidades indígenas e tradicionais. 

Lidiane Krenak participa ainda no dia 18, domingo, das 10h às 12h, da roda de conversa pela causa indígena: os povos originários no oeste paulista, que acontecerá no Bosque e contará com a presença dos pesquisadores Neide Barrocá Faccio e Thiago de Moraes dos Passos. 

A partir de uma mostra fotográfica, os participantes farão uma imersão visual pelos territórios de memória dos povos originários, o que servirá de fio condutor para uma roda de conversa sobre suas potências e demandas no cenário atual. Serão expostos relatos, fotos e mapas que representam o conhecimento produzido sobre a história dos povos indígenas no oeste paulista. 

Serviço

O Sesc Thermas de Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é o 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Publicidade

Veja também