Sesc tem programação especial gratuita no Dia das Crianças 

Cardápio de atividades conta com espetáculo de circo, cinema, intervenções, oficinas e vivências que ocorrem em diversos espaços da unidade prudentina 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/10/2023
Horário 08:01
Foto: Acervo/Sesc Thermas
Coletivo Balangandã apresenta a mediação de leitura “Uma Árvore de Histórias para Bebês”
Coletivo Balangandã apresenta a mediação de leitura “Uma Árvore de Histórias para Bebês”

O Sesc Thermas de Presidente Prudente prepara uma programação recheada de atrações para os pequenos e toda a família neste 12 de outubro, Dia das Crianças. Durante todo o dia, ocorrem ações como espetáculo e intervenções circenses, mediação de leitura, diversas oficinas, atividades esportivas e vivências de brincadeiras populares. Tudo gratuito e aberto a todos os públicos. 

A programação começa já na noite de hoje, às 20h, com a exibição do filme “Perlimps”. A animação brasileira, lançada em 2023, traz a história de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais que precisam superar suas diferenças e unir forças numa jornada de aventura e fantasia. O filme participou dos festivais de Annecy, Ottawa e venceu o Júri Infantil do 39º Festival de Cinema Infantil de Chicago.  

No feriado da quinta-feira, o dia começa com a mediação de leitura “Uma Árvore de Histórias para Bebês”, com o Coletivo Balangandã, que questiona: bebê lê? Baseado nesta pergunta e compreendendo a importância da literatura no desenvolvimento integral de crianças pequenas, convida famílias com bebês para vivenciar um espaço acolhedor, recheado de texturas, cheiros, cores e livros. Das 9h30 às 12h, no Quintal.  

A partir das 10h e também durante a tarde, o público é recebido na entrada da unidade com a intervenção circense “Palavras do Guarda-Chuva", com o Coletivo Catappum!. Embalados por música instrumental, os palhaços Chicote e Filipeuto trazem um guarda-chuva recheado de poesias e convidam o público para uma viagem nas palavras africanas que fazem parte do vocabulário brasileiro.  

O ateliê “Balangandã”, com educadoras de atividades-infantojuvenis do Sesc, usa papel, fita adesiva e cordão para ensinar as crianças a construírem artesanalmente seu próprio balangandã, um brinquedo popular que, ao ser movimentado, deixa rastros coloridos no ar. Das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, na Área de Convivência.  

A oficina “Lúdico e Científico”, com educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, Leandro Mariano, e o professor e doutor em Física, Gabriel da Cruz Dias, traz experimentos para entreter e ensinar como a ciência pode ser curiosa, divertida e simples. Das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, no Espaço de Tecnologias e Artes. 

Outras atrações

À tarde, a partir das 13h30, a oficina “Carimbos Naturais”, com Renata Ninello, do Sítio Sol & Jardim, propõe às crianças a interação com a natureza por meio da elaboração de carimbos naturais com folhas, flores, cascas e sementes, e pinturas em tinta guache.
 
Das 14h às 17h30, o Coletivo Balangandã volta com “Uma Árvore de Histórias”, agora para crianças maiores. Com livros dispostos à sombra de uma árvore, elas são convidadas a compartilharem momentos de leituras individuais e coletivas.  

O espetáculo de circo “Catappum!”, do coletivo homônimo, conta a história de uma manhã cinzenta em que, após um barulho ensurdecedor fazer com que todos os habitantes de uma cidade caíssem num sono profundo, atrapalhados palhaços se envolvem no grande mistério para descobrir quem é o responsável pela situação. Um espetáculo com música ao vivo, bonecos, jogos com a plateia e acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais). É às 15h, no Bosque. 

No mesmo horário, tem circo também para quem está nas piscinas do Sesc, numa aula aberta de malabares e acrobacias com os “Aquapalhaços”, do Grupo Lezizz.  Ao final, eles apresentam um pocket show com a magia do circo sob as águas. Para acessar o Parque Aquático, é necessário ter credencial Sesc e exame dermatológico válidos. Das 15h às 17h30.  

A partir das 16h, no Quintal, ocorre uma vivência de “Brincadeiras Populares”, com o grupo Brincantes do Pisa Chão. Pé de lata, rói-rói, apito e bola de meia são alguns dos brinquedos tradicionais que Eureka e Kachucho, brincantes da cultura popular, resgatam no tempo e trazem para o quintal do Sesc, acompanhados por cirandas cantadas e versadas. 
 
SERVIÇO 
Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos. Algumas delas têm vagas limitadas e contam com distribuição de senhas antes do início, com atendimento sendo feito por ordem de chegada. Mais informações pelo (18) 3226-0400.

Caio Oviedo

Chicote e Filipeuto trazem um guarda-chuva recheado de poesias 

Caio Oviedo

“Catappum!”, um espetáculo com música ao vivo, bonecos, jogos com a plateia e acessibilidade em Libras

Publicidade

Veja também