Sesc Thermas de PP comemora atividades culturais em 2016

Unidade prudentina encerra o ano tendo atendido um público de 333.600 pessoas entre cultura, lazer e cidadania

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 30/12/2016
Horário 09:53
 

Após 12 meses de intensa programação, em que foram promovidas centenas de ações pautadas na missão de agregar cultura, esporte, saúde, lazer e cidadania ao cotidiano das pessoas, o Sesc Thermas de Presidente Prudente deve encerrar o ano de 2016 tendo atendido um público de 333.600 pessoas. Além, do aumento de quase 25% no número de visitas, em relação ao ano passado, a unidade prudentina do Sesc realizou novas credenciais para 12.200 trabalhadores de empresas do comércio de bens, serviço e turismo de Prudente e de outras dezenas de cidades da região atendidas pela unidade.

Jornal O Imparcial O circo atraiu mais de 7 mil pessoas para seus espetáculos lúdicos e divertidos

Para Renata Salvador, gerente da unidade, este número reflete um dos principais valores da instituição, que é a democratização do acesso à arte e à cultura. "A cada semana, muitas pessoas – homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos – passam pela unidade ou por espaços onde são realizadas diferentes ações programáticas do Sesc, encontrando novas oportunidades de desenvolvimento, aprimoramento, intercâmbio e participação social", ressalta a gerente.

Com o objetivo de estimular e democratizar o acesso à cultura, ao esporte, ao lazer, à saúde e à qualidade de vida, a maioria das atividades praticadas pela unidade de Presidente Prudente durante 2016 teve entrada gratuita (cerca de 88% do total de ações), refletindo a proposta do projeto cultural e educativo que o Sesc em São Paulo mantém desde a década de 1940.

Para 2017, ano em que o Sesc comemora uma década de instalação em terras prudentinas, a missão é dar continuidade à importante missão a que a instituição se propõe há mais de sete décadas por meio do empenho coletivo na proposição de projetos e serviços que contribuam para a construção de cidadania e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 

Fazendo arte


A programação artística do Sesc Thermas em 2016 ofereceu uma vasta grade de atividades, nas áreas de artes visuais, artes plásticas, cinema, circo, dança, música, teatro e literatura, gerando 118.117 atendimentos e superando o público do ano anterior. Com produções cinematográficas de várias partes do mundo, o projeto Cine Bosque instalou uma telona em meio às árvores da Unidade e recebeu mais de 2 mil amantes do cinema; entre palhaços e malabares, o circo atraiu mais de 7 mil pessoas para seus espetáculos lúdicos e divertidos.

O encanto da literatura impactou 1.918 pessoas, com atividades práticas e teóricas, como contações de histórias, intervenções e workshops. O cantinho de leitura recebeu 18.991 consultas a jornais e revistas.

Pelos palcos do Sesc, a música apresentou artistas como Emicida, Erasmo Carlos, Alceu Valença, Tiago Iorc, Cachorro Grande, Frejat, Sepultura, Os Opalas, Machete Bomb, Dani Black, Kid Vinil, Paulo Freire, As Bahias e a Cozinha Mineira, João Donato, Karburalcool e outras dezenas de talentos, por meio de projetos como Múltiplos Sons, Thermas do Rock, Das Bandas de Cá!, Palco Verde, Rastasandália, Sexta do Samba e Sesc Jazz & Blues, que fizeram com que quase 40 mil pessoas aproveitassem as 82 apresentações musicais realizadas de janeiro até agora.

As cortinas do teatro se abriram 34 vezes ao longo do ano, recebendo 9.279 espectadores vidrados, que riram e se emocionaram com os espetáculos propostos pelo Sesc. Além de oferecer navegação livre e gratuita em computadores ligados à internet, o Espaço de Tecnologias e Artes contabilizou 4.431 atendimentos nos cursos e oficinas temáticas, promovendo atividades dirigidas com a utilização de diferentes tecnologias e ferramentas virtuais.

As artes plásticas e visuais ocuparam vários espaços do Sesc Thermas, como o hall de entrada e o bosque da unidade, com exposições e instalações artísticas, todas abertas à visitação, que somaram mais de 30 mil visitas.

 

Em formação


Entre vivências, palestras, cursos, oficinas e workshops nas áreas esportiva, artística, inclusiva, fotográfica, tecnológica, informática, ambiental, literária, culinária, de saúde e de valorização social, o Sesc Thermas ofereceu, ao longo do ano de 2016, diversas atividades formativas que contabilizaram 23.563 atendimentos e contemplaram desde a primeira infância até a terceira idade.

 

 
Publicidade

Veja também