Sesc Thermas lança documentário sobre trajetória de Takeo Sawada

Filme faz parte do projeto “Infindável Viagem: Takeo Sawada, artista, educador”, realizado entre os anos de 2021 e 2022; retirada de ingressos gratuitos ocorre a partir das 12h de hoje

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 15/12/2022
Horário 07:05
Foto: Divulgação
Filme resgata memórias de alunos, familiares e amigos para evocar os ensinamentos de Sawada Sensei
Filme resgata memórias de alunos, familiares e amigos para evocar os ensinamentos de Sawada Sensei

O Sesc Thermas de Presidente Prudente lança nesta quinta-feira, às 20h, no Bosque, o documentário “Takeo Sawada e a criança do próximo passo”. A exibição finaliza o projeto “Infindável Viagem: Takeo Sawada, artista, educador”, realizado pelo Sesc Thermas, com o apoio da Fundação Japão, secretarias municipais de Cultura e de Educação de Presidente Prudente e TV Fronteira, nos anos de 2021 e 2022. 
Dentre outras ações, o projeto teve uma formação em artes para professores da rede municipal de ensino, oficinas de pintura para crianças em ateliês de Prudente e do Japão, além da exposição “À sombra do flamboyant – Takeo Sawada”, que apresentou a trajetória de experiências e saberes deste imigrante japonês dedicado à liberdade, à criação e à educação pelas artes. 
O documentário realizado pelo Sesc SP, com direção de Hossame Nakamura, resgata as memórias de alunos, familiares e amigos para evocar os ensinamentos de Sawada Sensei. Imagens de arquivo, muitas delas feitas pelo próprio Takeo Sawada, também ajudam a contar sua jornada no Brasil, que começa no trabalho com a terra, na lavoura, e passa pela escrita e a pintura, culminando em tornar-se referência como arte-educador no oeste paulista. 

Trajetória

Sawada chegou ao Brasil em 1933, aos 17 anos, e foi morar em Rancharia, cidade em que residiam os familiares que haviam imigrado anteriormente. Na década de 1950, participou ativamente da implantação de uma escola rural no Bairro Guarujá, que na época pertencia a Presidente Prudente e onde ficavam suas terras.   
Foi também o momento em que retomou a pintura, prática que iniciou na infância para ajudar a superar a morte da mãe, que perdeu quando tinha 10 anos.  
A produção artística de Sawada foi figurativa e impressionista durante toda a vida, abrangendo diferentes gêneros da pintura, com destaque para as paisagens, mas também com naturezas-mortas e autorretratos. Escrevia também poemas (hai-kais e tankas). 
Na década de 1960, mudou-se para a área urbana de Presidente Prudente e, a partir de 1970, passou a lecionar japonês na Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva de Presidente Prudente), onde depois também implantou o Curso de Artes Plásticas Pintura Infantil, pelo qual passaram cerca de 4 mil alunos até 2001. 

SERVIÇO 
A retirada de ingressos gratuitos para assistir à estreia do documentário ocorre a partir das 12h de hoje, pelo site sescsp.org.br/prudente e na bilheteria do Sesc Thermas, que fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. 

Divulgação

Imagens de arquivo também ajudam a contar sua jornada no Brasil

Publicidade

Veja também