Sesc Verão traz atletas paralímpicos a Prudente

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 06/01/2016
Horário 06:00
 

Sensibilizar as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia a dia. Esse é um dos objetivos do Sesc Verão, organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) em todo o país, e que faz parte da campanha Move Brasil. Em Presidente Prudente, a abertura do evento será na sexta-feira, a partir das 17h, no campo de grama sintética do Parque do Povo. A atividade contará com a presença de grandes nomes do atletismo paralímpico: Roseane Ferreira dos Santos, Rosinha, e Alan Fonteles. Ambos promoverão uma vivência de arremessos e lançamentos, e farão também um desafio com os participantes.

Esta edição do Sesc Verão conta com a temática "Qual o Esporte que te Move?". A partir desta pergunta, serão propostas dezenas de atividades em Prudente que contemplam as modalidades olímpicas e paralímpicas vinculadas ao atletismo. A programação é composta por clínicas esportivas, campeonatos, instalações interativas, vivências, aulas abertas e bate-papos com atletas consagrados, entre eles Edson Luciano e Elisângela Adriano.

 

Jogos Olímpicos


Os Jogos Olímpicos Rio 2016, maior evento esportivo do planeta, serviram de inspiração para o evento que chega a sua 21ª edição. Entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro, a rede de unidades do Sesc São Paulo levará ao público a possibilidade de conhecer e praticar cerca de 70 modalidades olímpicas e paralímpicas, além dos esportes que buscam integrar o rol de modalidades olímpicas nas edições dos Jogos de 2020 e 2024.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, "como o esporte está, literalmente, ‘em jogo’, o projeto busca também reforçar o propósito do Sesc como instituição de difusão da cultura esportiva, trazendo o esporte institucionalizado, codificado e apresentado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de maneira aprofundada e qualificada, democrática, possível e acessível para todas as pessoas".

 

Sedentarismo no Brasil

O país vive um momento paradoxal. Em 2016 completa-se um ciclo de 10 anos de importantes realizações esportivas, recebendo grandes eventos como os Jogos Pan-americanos (2007), os Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo FIFA de Futebol (2014), encerrando-se com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (2016). Ao mesmo tempo, esse movimento em torno do esporte no Brasil não implicou em um aumento de praticantes.

Recente pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Esporte aponta que 67 milhões de brasileiros, com idade entre 14 e 75 anos, são sedentários. A pesquisa Diesporte (Diagnóstico Nacional do Esporte) aponta que 45,9% da população brasileira é considerada sedentária, sendo o sudeste a região com maior índice de sedentarismo (54,4%).
Publicidade

Veja também