Sesi sedia encontro anual de agentes de leitura nesta tarde

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/11/2016
Horário 09:11
 

Hoje, o Sesi (Serviço Social da Indústria) do Parque Furquim, de Presidente Prudente, sedia o Encontro Anual de Agentes de Leitura, que conta com a presença do escritor Eraldo Miranda para um bate papo sobre literatura. O evento inicia às 13h30, na instituição de ensino.

A Caixa de Cultura, programa cultural com quase 70 anos de atuação, busca fomentar a prática da leitura e a apreciação artística por meio do empréstimo domiciliar de livros, exposições fotográficas e ações culturais no ambiente de trabalho. O Imparcialé uma das 44 empresas de Prudente e região beneficiadas com o projeto.

Jornal O Imparcial Eraldo Miranda é escritor de literatura infantojuvenil

Para atingir essa finalidade, o agente de leitura é peça fundamental. Colaborador da indústria, é ele quem promove a divulgação do acervo para os demais colaboradores, além de atuar como mediador da leitura, facilitando o encontro entre o livro e leitor.

 

Caixa de Cultura


Criada em 1948 e pioneira na difusão literária itinerante pela indústria, a Caixa de Cultura é um programa integrador que atua como uma  ferramenta na formação do indivíduo, pois, por meio de ações culturais no local de trabalho, busca fomentar a prática leitora e a apreciação artística. O Sesi, através de parceria/convênio, envia a empresa uma caixa de cultura com um acervo literário de 40 a 100 livros de gêneros e temáticas diversas que serão emprestados para os colaboradores da indústria e seus familiares. Na empresa, esses empréstimos são realizados por uma colaborador indicado pela empresa, que atua como "agente de leitura", que é capacitado pelo Sesi a desenvolver a divulgação do acervo para os demais colaboradores, agindo, dessa forma, como um "mediador de leitura". Para as empresas que tem o Programa "Caixa Cultural",  o Sesi-SP também disponibiliza exposição em painéis fotográficos, que são montados na empresa para apreciação dos colaboradores, além de mediações culturais "Literária" e "Visuais".

 

Eraldo Miranda


Escritor de literatura infantojuvenil, crítico literário pela PUC-SP, pesquisador de literatura oral folclórica, mitologia comparada e literatura infantojuvenil. Desenvolve o projeto didático-lúdico "A Leitura Como Chocolate: por um paladar literário" com crianças de creche, alunos da educação infantil, fundamental I e EJA para o estímulo de habilidades e competências leitoras. Narrador de histórias, inclusive em língua espanhola. Ministra cursos, palestras e bate-papos literários e culturais para educadores, pais e crianças.

 
Publicidade

Veja também